WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

A importância de manter as finanças pessoais

Mais do que economizar um dinheirinho por mês, é preciso entender sobre educação financeira para controlar suas finanças pessoais

Finanças pessoais

A vida financeira tem se tornado um dos maiores problemas sociais nos dias de hoje. Isso porque muitas pessoas acabam deixando de lado a administração de suas finanças pessoais, processo que exige planejamento, dedicação e estratégia. A falta dessa administração acaba levando muitas pessoas a contraírem várias dívidas e a “perderem” muito dinheiro.

Said Aad Aziz Alexandre Santana, autor do Livro AFE Finanças Pessoais – Como se Aposentar Jovem e Rico, explica que somente conhecendo a ciência financeira é possível obter um futuro tranquilo, calmo e com dinheiro. E, para chegar a um controle financeiro, é preciso passar pela educação financeira.

Importância do planejamento financeiro

É preciso superar a ideia de que o planejamento financeiro é algo chato, matemático e frio. Isso porque, analisando sua função, ele é responsável por fazer com que as pessoas consigam realizar seus sonhos, sejam eles bens, viagens, projetos ou mudanças na rotina de trabalho. Sonhos quase sempre estarão ligados à liberdade financeira.

Basta pensar: é possível chegar a algum lugar sem planejamento? Com certeza a resposta é não. Então, é preciso entender o funcionamento do planejamento financeiro para que possamos chegar ao lugar que quisermos.

Como administrar finanças pessoais?

Partindo do princípio de que o planejamento é fundamental para seu sucesso financeiro, fique ligado nessas dicas:

Faça uso de ferramentas de controle

Muito provavelmente você deve ter começado um planejamento, mas, por algum motivo deixou ele de lado. É comum as pessoas adotarem essa atitude, por falta de ferramentas de controle que facilitem esse planejamento. E, relacionado ao que já foi dito, as pessoas acabam entendendo essa “tarefa” como algo complicado, matemático e frio.

Hoje, com os aplicativos para celulares bombando, é possível encontrar alguns aplicativos que te auxiliem nessa missão de forma simples e gratuita. Entender a importância dessas ferramentas para auxiliar o controle financeiro é essencial.

Quite dívidas

Uma dívida não significa, necessariamente, problemas financeiros. Mas, na maioria das vezes pode ser um indício. Fato é que todos temos dívidas, seja do carro ou casa financiados, cartão de crédito ou plano de saúde, por exemplo. Porém, deve-se evitar que as dívidas saiam do controle, prejudicando seu orçamento mensal. O cartão de crédito, por exemplo, considerado um vilão, pode te trazer problema caso você atrase as parcelas ou faça algum pagamento que não seja o total da fatura.

Poupe regularmente

Você pode reservar parte de sua renda como sendo uma “dívida do bem”, isto é, você terá o compromisso de poupar todo mês um valor estipulado. A poupança é um ótimo exemplo, pois além de guardar o seu dinheiro, também faz com que ele renda.

Tenha uma reserva financeira

Basicamente, possuímos três tipos de dívidas: as fixas, como luz, água e energia; as variáveis, como o cartão de crédito e lazer; e as emergenciais, que aparecem sem avisar. Por conta disso, você precisa estar preparado para endividar-se nesse último caso. Imprevistos, doenças, acidentes ou desemprego, por exemplo, são despesas emergenciais, estando todos nós sujeitos a elas.



Conheça nossos Livros da Área Desenvolvimento Pessoal:

Finanças Pessoais – Como se Aposentar Jovem e Rico
Os Oito Pilares da Prosperidade
Como Enriquecer sem Sacrifício

Fonte: Blog de Valor – andrebona.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!