WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

A homeopatia

A homeopatia é uma terapia de tratamento alternativo e complementar para diversas doenças

Remédio homeopático

Atualmente, muito se discute sobre os cuidados com a saúde de uma forma mais natural. A partir disso, a homeopatia surge como uma das opções para complementar a medicina, uma vez que esse tratamento alternativo contempla a totalidade do ser humano em detrimento de doenças isoladas.

Jacimar Souza e Patrícia Resende, autores do Livro AFE Manual de Horticultura Orgânica, explicam que a homeopatia é uma ciência muito valorizada atualmente e está presente, inclusive, na produção orgânica de hortaliças.

Princípios da homeopatia

A homeopatia tem ação nos estímulos energéticos provocados pelos medicamentos homeopáticos, com o objeto de promover o equilíbrio da energia vital dos pacientes. É orientada por quatro princípios:

- Princípio da lei dos semelhantes: esse princípio pressupõe que determinada doença pode ser curada pela substância que reproduz seus sintomas. Na prática, é aquela velha prática de usar o veneno da cobra para curar uma picada.

- Experimentação na pessoa sadia: afirma que os testes de medicamentos homeopáticos devem ser feitos em pessoas saudáveis, para observar seus efeitos e encontrar em termos gerais o “veneno que cure em doses homeopáticas”. Essa prática não deve ser feita em animais.

- Doses infinitesimais: consiste na diluição de medicamentos e agitação para que suas propriedades consigam de manifestar. Quanto menor a quantidade das substâncias que causam as doenças, mais energia o remédio terá e maior será seu poder de cura. É um princípio muito discutível na medicina, dado que o medicamento pode perder seus princípios ativos ao ser diluído, mas que já apresentou alguns resultados satisfatórios.

- Medicamento único: em outras palavras, esse princípio diz que a intervenção homeopática deve ser feita por vez: o paciente deve tomar o medicamento que contenha o maior número de estímulos para o sintoma que apresenta. Isso significa a utilização de, como o nome sugere, apenas um medicamento por vez.

Para que serve a homeopatia?

Partindo das premissas da homeopatia, o indivíduo não possui apenas uma doença, ele possui um desequilíbrio em seu corpo que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida. A partir disso, o médico homeopata e a homeopatia têm a função de restaurar o organismo desse paciente para que ele seja curado. Por conta disso, essa ciência, além de curativa, também é considerada preventiva.

Algumas doenças tratadas pela homeopatia:

- Alergias;
- Entorse de tornozelo;
- Bronquite;
- Infecções de ouvido;
- Fibromialgia;
- Vertigem;
- Gripe;
- Osteoartrite;
- Síndrome pré-menstrual;
- Sinusite.

A homeopatia possui mais de 2 mil remédios, fabricados a partir de fontes vegetais, minerais ou animais. São medicamentos em forma de bolinhas brancas que devem ser colocados debaixo da língua até que se dissolvam.

A homeopatia pode substituir a medicina tradicional?

Em alguns casos, sim. Porém, é preciso procurar um especialista em homeopatia para avaliar o caso. As informações aqui apresentadas têm apenas caráter informativo, não devendo serem seguidas em casos de doença.



Conheça nossos Livros da Área Horticultura Orgânica:

Manual de Horticultura Orgânica
Cultivo Orgânico de Tomate

Fontes: Ig Saúde – saude.ig.com.br
Jasmine – jasminealimentos.com
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!