“Um líder não tem de ser necessariamente um gênio nato das relações humanas e tecnológicas. Mesmo porque a liderança é uma habilidade, que pode ser desenvolvida e aprimorada, para o gestor lidar melhor com a rotina da equipe de trabalho. Para isso, é fundamental seguir alguns passos importantes, rumo ao sucesso”, enfatiza Marco Fabossi, palestrante, consultor e autor do Livro AFE Coração de Líder: a Essência do Líder-Coach.
1. Ajustar interesses
O ajuste de interesses entre os membros da equipe proporciona equilíbrio ao grupo. Entretanto, este é um grande desafio para o líder, pois pode haver conflitos de ideias no desenvolvimento de um projeto. Cabe ao líder dialogar com a equipe para que todos cheguem a um denominador comum. Da mesma forma, é preciso definir a participação de cada integrante no projeto para que os resultados sejam produtivos independentemente das objeções.
2. Ser um bom exemplo
Em algumas situações, o líder pode agir de forma indevida diante da equipe. Embora errar faça parte da natureza humana, o líder deve evitar quaisquer comportamentos e atitudes imprudentes no ambiente de trabalho. Principalmente porque ele é o centro das atenções, o que o torna alvo de críticas e julgamentos. Nesse contexto, é indispensável agir com prudência e correção como um bom exemplo para a equipe.
3. Incentivar a equipe
Líderes autoritários e inacessíveis tornam o ambiente de trabalho insalubre. Este não é o caminho para fidelização de colaboradores. Pelo contrário, quando um líder apresenta uma postura arbitrária, ele afasta os membros de sua equipe. Já os líderes motivadores e acessíveis incentivam os funcionários a exporem suas opiniões, pois lhes transmite segurança e credibilidade.
4. Identificar e reter talentos
O líder bem-sucedido na carreira consegue identificar talentos em sua equipe. Para isso, ele explora todas as habilidades dos membros do time até encontrar os melhores atributos em cada colaborador. Entretanto, não basta encontrar talentos, é primordial saber usá-los da melhor forma possível para alcançar resultados cada vez melhores. Este é o maior desafio a ser enfrentado pelo líder.
5. Definir padrões
Quando o líder define padrões, torna-se mais simples avaliar o desempenho da empresa. Se os resultados não foram promissores, basta mensurar os indicadores econômicos para tomadas de decisão mais assertivas e rápidas. Ao organizar os processos, as atividades são desenvolvidas com mais eficiência, sem que haja variações. Sem falar que o engajamento da equipe no trabalho aumenta significativamente.
6. Passar feedbacks
Quando colaborador é informado sobre o seu bom desempenho na empresa, sua motivação aumenta, assim como o seu comprometimento com o trabalho. Daí a importância dos feedbacks, que auxiliam no aprimoramento de habilidades e no desenvolvimento de novas competências. Além disso, os membros que não foram tão bem em determinado período, passam a buscar melhores resultados quando recebem feedbacks do líder.
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Leia o artigo "A diferença entre chefe e líder."
Fontes: nibo.com.br; exame.abril.com.br
Por Andréa Oliveira.