5 vantagens do sistema hidropônico de produção

O sistema hidropônico garante aos vegetais maior proteção quanto às principais pragas agrícolas

5 vantagens do sistema hidropônico de produção

O sistema hidropônico de produção foi desenvolvido por W. F. Gericke, na Califórnia, há mais de 80 anos. A partir daí, a tecnologia ganhou fama mundial, pois os vegetais são cultivados sem usar o solo. Além disso, “na hidroponia, o produtor tem pleno controle da cultura e pode maximizar a qualidade dos produtos”, explica Hermínia Emília Prieto Martinez, especialista em Nutrição de Plantas e autora do Livro AFE Manual Prático de Hidroponia.

Ao invés de se desenvolverem no solo, os vegetais hidropônicos crescem em solução nutritiva. Ela é formulada com nutrientes solúveis em água para serem facilmente absorvidos pelas raízes das plantas. Atualmente, os produtores de hortaliças têm investido no sistema hidropônico de produção por uma série de vantagens. A seguir, destacamos 5 principais, tendo em vista sua relevância.

1. Controle do cultivo


Nada mais vantajoso para o produtor do que ter pleno controle de sua produção. Graças às técnicas de semeadura realizadas em tubos, isso se tornou possível. Em ambiente protegido (estufa), o controle da temperatura e umidade relativa do ar permite condicionar o clima conforme as particularidades da cultura. Além disso, os vegetais não se submetem a temperaturas excessivamente elevadas nem baixas demais.

2. Controle de pragas


Diferentemente do cultivo no solo (agricultura convencional), o sistema hidropônico garante aos vegetais maior proteção quanto às principais pragas agrícolas. No cultivo sem solo (hidropônico), cria-se um ambiente desfavorável às pragas. Entretanto, se o manejo preventivo for negligenciado pelo produtor, podem surgir no ambiente as mesmas pragas que surgiriam em plantações convencionais.

3. Redução de agrotóxicos


Na agricultura convencional, o uso de defensivos agrícolas torna-se inevitável. Com isso, os custos com inseticidas são exorbitantes. Já no cultivo hidropônico, como a ocorrência de pragas é significativamente reduzida, o produtor não precisa usar agrotóxicos nem gastar uma fortuna na compra de insumos agrícolas. Além disso, a ausência de substâncias químicas nocivas agrega maior valor comercial aos vegetais hidropônicos.

4. Pouco espaço de cultivo


Pequenas propriedades rurais normalmente não contam com muitos hectares. Com isso, a produção é limitada, o que compromete a renda mensal da família rural. Felizmente, a produção de hidropônicos requer áreas menores sem impactar na produtividade. Basta instalar estufas em fileiras para produzir vegetais variados e de qualidade. Uma estufa básica, por exemplo, mede apenas 2 metros de altura x 3 metros de largura x 5 metros de comprimento.

5. Colheita de vegetais limpos


Vegetais cultivados no solo exigem maiores cuidados no pós-colheita, pois apresentam torrões de terra. Quanto aos vegetais hidropônicos, como são produzidos sem contato com o solo, eles já saem limpos da colheita. Basta fazer algumas aparas nas raízes, e voilá, podem seguir para o comércio. Com isso, o produtor reduz consideravelmente o tempo entre colheita a comercialização, o que faz com que os vegetais cheguem frescos ao destino.

Conheça os Livros AFE da Área Hidroponia.

Leia o artigo "Sistemas para o cultivo hidropônico."

Fonte: novonegocio.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Manual Prático de Hidroponia

Livro

Manual Prático de Hidroponia

R$ 67,00 à vista ou em até 12x de R$ 5,58 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade