WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Na apicultura, Piauí encontra uma alternativa para enfrentar a estiagem

Esse ramo da agricultura vem mudando a vida do pequeno agricultor e do microempreendedor no Piauí

Abelhas

O agricultor moderno deve saber aproveitar todas as utilidades que sua propriedade possui. Em tempos de seca, quando a plantação não cresce e a criação sofre com a falta de alimento, é necessário buscar outras formas de cultivo que gerem renda e consigam manter o agricultor em atividade. Uma dessas formas alternativas que tem ganhado destaque é a apicultura.

Essa atividade, que consiste em criar abelhas para produzirem mel e outros produtos é expressiva na zona rural de Floriano, no Piauí. Nessa cidade, há, pelo menos, cinco comunidades rurais que atuem nesse ramo.

Com a assistência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Colégio Técnico de Floriano favoreceu os produtores, que receberam apoio com a implantação da “Casa do Mel”, por meio dos projetos Brasil sem Miséria e Jovem Empreendedor Rural.

"Essa Casa do Mel tem o objetivo de ser um local de extração do produtor rural. Então aquele apicultor que não tem unidade adequada na sua comunidade, ele pode utilizar este espaço para retirar o mel. Isto já ajuda muito, porque o maior investimento da apicultura é ter um lugar de extração dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura", explicou Laurielson Chaves, coordenador do curso de apicultura do Instituto Federal de Floriano ao portal G1.

Essa Casa do Mel funciona para a extração de produtos apícolas por esses produtores e também para as aulas práticas dos alunos do Colégio Técnico. Essa fazenda experimental dispõe de mesas para a recepção das colmeias e retirada do mel, centrífugas, que processam os favos, e decantadores, para filtrar o mel.

Além de ser uma das atividades mais rentáveis na agricultura familiar, a apicultura vem mudando a vida do pequeno agricultor e microempreendedor nesse estado. “A apicultura vem se desenvolvendo de foma crescente no Brasil, especialmente na região Nordeste, já que as condições climáticas e a flora propiciam a possibilidade de uma alta produção durante todo o ano.”, declaram Marcelo de Oliveira Milfont, Breno Magalhães Freitas e José Everton Alves, autores do Livro Pólen Apícola – Manejo para a Produção de Pólen no Brasil, da Aprenda Fácil Editora.


Conheça nossos Livros na Área de Apicultura:
Manual Prático de Criação de Abelhas
Pólen Apícola – Manejo para a Produção de Pólen no Brasil.


Fonte: G1 – g1.globo.com


por Renato Rodrigues.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!