WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Mais um lançamento AFE: Manual Prático de Criação de Abelhas

Abelha

As abelhas _________________________________________________________________________________________________

As abelhas são insetos sociais que vivem em grandes comunidades, nas quais a ordem do dia é sempre a preservação da espécie. Constroem favos compostos por inúmeras células hexagonais de cera, chamadas alvéolos. Nessas células, são armazenados mel (favos de mel) e pólen, os dois principais alimentos da população da colmeia. Esse alimento é utilizado no dia a dia da colmeia, mais é principalmente uma reserva para os períodos de escassez. É nos alvéolos que a rainha põe ovos (favos de cria), que, por sua vez, vão se desenvolver e originar novas abelhas.

Na natureza, as abelhas podem ser encontradas em ocos de árvores, em buracos nos barrancos e pedras, em cupinzeiros desocupados e em outros locais que as protejam de intempéries. Vivem, também, em colmeias, que são caixas de madeira cuidadosamente construídas, respeitando-se todo um espaço interno.

Possuem “sangue frio” (hemolinfa) e, para sobreviverem, necessitam de uma temperatura interna no seu habitat entre 30 e 60°C, fundamental para a eclosão dos ovos, desenvolvimento das larvas e amadurecimento do mel. Por isso, o apicultor deve ser muito cuidadoso e tem a obrigação de oferecer aos enxames recém-capturados um ambiente tão aconchegante quando os que as abelhas possuíam no seu habitat natural. Deve-se colocar uma caixa pequena para enxames pequenos e/ou fracos e caixas grande para enxames maiores e/ou fortes, sendo todas as duas acompanhadas de redutores de alvado (esponja). 

O manual __________________________________________________________________________________________________

O Manual Prático de Criação de Abelhas tem como objetivo auxiliar os apicultores iniciantes a implantar e manejar, de forma tecnicamente correta e racional, a criação de abelhas e proporcionar aos apicultores mais experientes a aquisição de novos conhecimentos e atualização das técnicas já conhecidas.

Assim, de forma prática e através de uma linguagem simples, são apresentadas desde as noções básicas da anatomia, fisiologia e biologia comportamental das abelhas até a orientação de como melhor explorar essa atividade, não só para a produção do mel, mas também de outros produtos e serviços, como a própolis, a geleia real e a cera.

 

Apicultor ou aspirante à apicultura, conheça o Manual Prático de Criação de Abelhas

 

por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!