A Aprenda Fácil é uma editora do Grupo CPT, referência em educação a distância no Brasil!

Perguntas e respostas sobre troca da abelha rainha

Para encontrar a abelha rainha na colmeia, deve-se fumegar a entrada das operárias para neutralizar o feromônio

Perguntas e respostas sobre troca da abelha rainha

A abelha rainha apresenta o dobro do tamanho da abelha operária. Sua principal função é a postura de ovos para perpetuar a espécie. Além disso, ela organiza toda a colmeia apenas com a emissão do feromônio. Este mantém as abelhas operárias informadas de existência da rainha na colmeia, bem como impede a postura das operárias. Quando a rainha deixa de desempenhar essas funções, ela deve ser substituída por outra.

“Normalmente, a troca da abelha rainha ocorre de forma natural, mas na apicultura comercial, desse ser realizada pelo apicultor. Nesse caso, seu principal objetivo é a manutenção das características da colmeia quanto à produção de mel, própolis, geleia real e pólen”, ressaltam Paulo Sérgio Cavalcanti Costa e Juliana Silva de Oliveira, autores do Livro AFE Manual Prático de Criação de Abelhas.

Qual a diferença entre a abelha rainha velha e a abelha rainha nova?


Geralmente, a abelha rainha velha apresenta coloração amarela opaca e deixa de realizar a postura, o que resulta em baixa produção de mel, pois as abelhas operárias deixam de ser estimuladas (pelo feromônio) a trabalhar. Já a abelha rainha nova apresenta coloração dourada intensa e abdome protuberante, além de realizar frequente postura na colmeia, o que faz com que as operárias produzam mel de qualidade.

Como e onde encontrar a abelha rainha velha na colmeia?


Para encontrar a abelha rainha na colmeia, deve-se fumegar a entrada das operárias com o fumigador para neutralizar o feromônio emitido pela rainha. Com a fumaça, as abelhas operárias ficam desorientadas, o que faz com que a rainha siga rumo à tampa da colmeia. Se não for usado o fumigador, torna-se difícil achar a rainha, pois ela fica em locais escuros. Assim que for encontrada, a abelha rainha velha deve ser descartada.

O que acontece após o descarte da abelha rainha velha?


Sem a rainha na colmeia, as abelhas operárias trabalham para formar uma nova abelha rainha. No processo, são escolhidas larvas mais vigorosas, que são alimentadas com geleia real. Seu desenvolvimento ocorre em células maiores, conhecidas como realeiras. Para averiguar se as abelhas candidatas à rainha estão prestes a nascer, basta conferir se as realeiras estão operculadas ou não. Das não operculadas nascerão as rainhas.

O que fazer com as realeiras operculadas e não operculadas?


Todas as realeiras operculadas devem ser descartadas, pois delas nascerão as abelhas operárias. Já as realeiras não operculadas devem ser preservadas, pois nelas estão as larvas das abelhas rainhas, que são alimentadas com geleia real. A primeira abelha rainha recém-nascida extermina as outras abelhas candidatas à rainha. Normalmente, ela apresenta cor dourada intensa, abdome protuberante e maior postura.

Importante!


Todas as abelhas que, em quatro dias, formam opérculos serão abelhas operárias, enquanto que as que formam opérculos em seis dias serão abelhas rainhas. A substituição da abelha rainha deve ser realizada assim que houver queda significativa na produção de mel. Geralmente isso acontece quando a rainha atinge dois anos de vida. Alguns apicultores preferem adquirir abelhas rainhas melhoradas geneticamente.

Conheça os Livros AFE da Área Apicultura:

Manual Prático de Criação de Abelhas

Pólen Apícola - Manejo para a Produção de Pólen no Brasil

Fontes: Nordeste Rural e Portal Agropecuário

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2020. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade