WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Sistemas de criação de capivaras

Cada sistema produtivo possui especificações que impactam nos resultados da criação de capivaras

Capivaras - imagem ilustrativa

A capivara é animal silvestre que se tornou um símbolo ecológico brasileiro, associada aos nossos recursos hídricos e, em especial, à imagem do pantanal brasileiro. Esse mamífero roedor é abundante em quase todo o Brasil, desde que exista água e faz parte da “família” das pacas, cutias, preás e porquinhos-da-índia.

Fábio Hosken, um dos autores do Livro AFE Criação de Capivaras, enfatiza que, em relação à criação com finalidade comercial, a carne das capivaras é apreciada por todas as classes sociais, o couro se presta à fabricação de artefatos, alguns nobres – como luvas de golfe – e gordura é utilizada na terapêutica indígena brasileira e sul americana com eficácia comprovada.

Graças às características produtivas desse animal, a capivara é a espécie nativa de animal silvestre mais criada em todo o Brasil. Além de combater o uso ilegal da fauna, as criações legalizadas também atuam na conservação das espécies e são consideradas uma importante alternativa econômica para pequenas e médias propriedades.

Nesse sentido, é necessário conhecer os sistemas de criação desse roedor “gigante”:

Sistema intensivo ou confinado

Como o próprio nome sugere, o sistema confinado é aquele em que os animais são alocados em pequenos espaços e manejados pelos criadores. Ainda que esse tipo de criação não possua fins zootécnicos, ele serve para produzir dados que orientem a criação das capivaras. Um exemplo é a criação feita em zoológicos.

Sistema semi-intensivo ou semiconfinado

Esse sistema é considerado “o meio do caminho”, haja vista que as capivaras não vivem o tempo todo em baias e nem soltas nos piquetes. Tomando como base o custo benefício, o semi-intensivo é o sistema mais indicado e possibilita aos criadores a obtenção de maior preço de venda do animal e da sua carne, gerando, consequentemente, mais lucros.

Ainda, vale ressaltar que ele se aproxima do sistema orgânico, uma vez que as capivaras são criadas a campo e não necessitam de muitos insumos pecuários, o que garante uma criação mais sustentável. Seguindo esse contexto, contribui também para a conservação das capivaras do ambiente natural.

A escolha por um sistema semi-intensivo deve dar atenção a vários pontos que envolvem a criação, como:

- Instalações, equipamentos e mão de obra, aspectos fundamentais na rotina das propriedades criadoras;
- O rebanho, que pode ser adquirido ou capturado na natureza com licença concedida pelo IBAMA;
- A alimentação, principal fator na criação de qualquer animal;
- O manejo e todas as operações que o envolvem;
- E a reprodução e o crescimento dos filhotes;

Sistema extensivo ou de pastejo

Diferentemente dos outros dois sistemas, as capivaras criadas de forma extensiva são colocadas em grandes áreas cercadas, com um açude de médio a grande porte, e alimentadas, geralmente, com pastagem natural e suplementos. O sistema de pastejo, porém, é um pouco inviável do ponto de vista financeiro, dado que os telados para forragens possuem um custo expressivo e que as cercas elétricas não podem ser usadas.

Nessa esteira, o local destinado a essa finalidade não permite a criação de outros animais, como bovinos. A cada hectare, são permitidas 12 capivaras, incluindo os filhotes. Há pouca precisão nas determinações e recomendações técnicas principalmente em sistemas em que há menos controle dos animais, como o extensivo, carecendo de mais estudos sobre todos os pontos que dizem respeito a ele.

Escolhendo o sistema de criação ideal

Na hora da escolha, cabe ao criador avaliar as condições de todos os sistemas, bem como os custos de implantação. Destaca-se também que, a depender do objetivo da criação -para a produção de carne ou de gordura, por exemplo – um sistema pode ser mais produtivo que o outro. Na dúvida, consulte um profissional especializado.

 


Conheça nossos Livros da Área Animais Silvestres e Exóticos:

Criação de Capivaras
Criação de Cutias
Criação de Emas

Fonte: PINHEIRO, Max Silva. Sistemas de criação de capivaras/Max Silva Pinheiro, Júlio José Centeno da Silva, Ruben Cassel Rodrigues. -- Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2005. 84 p. -- (Embrapa Clima Temperado. Documentos, 152).
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!