WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Saiba mais sobre o curió (Oryzoborus angolensis)

O curió (Oryzoborus angolensis) é um pássaro granívoro, que se alimenta de grãos e sementes

Saiba mais sobre o curió (Oryzoborus angolensis)

“O curió (Oryzoborus angolensis), conhecido como avinhado e papa-arroz, é nativo do Brasil e encontrado em todo território nacional. Pássaro da família dos fringilídeos, a mesma de outros afamados cantores - como as patativas e os canários, o curió se distingue destes por seu canto corrido”, afirma Fábio Morais Hosken, autor do Livro Criação de Curiós e Bicudos da Aprenda Fácil Editora.

O curió mede cerca de 13 cm. Seu bico é preto e curto, o que o torna um belo pássaro. Assim como muitos pássaros existentes no Brasil, o curió corre sério risco de ser extinto. Embora a lei proteja a espécie, torna-se difícil impedir a caça predatória da ave. Outro fator determinante para a extinção do avinhado é o desmatamento, que destrói seu habitat natural. A criação comercial de curiós é permitida somente em criadouros autorizados.


Alimentação

O curió é um pássaro granívoro, que se alimenta de grãos e sementes. A recomendação para a alimentação diária é fornecer uma mistura na proporção: alpiste (70%), painço branco (20%) e painço verde (10%). Também pode ser fornecida, todos os dias, uma farinhada, preparada com flocos de milho pré-cozidos (70%), gérmen de trigo (15%) e proteína de soja texturizada (15%). De vez em quando e em quantidades menores, podem ser fornecidos ao curió aveia, arroz com casca e quirera de milho.

Em um bebedouro com água filtrada e fresca, pode ser adicionado um polivitamínico (3 vezes por semana). A água deve ser de qualidade, sendo continuamente renovada, para não causar males ao curió. Da mesma forma, é indispensável deixar disponível ao pássaro areia limpa e esterilizada. Quanto à dieta viva dos filhotes, esta pode ser acrescida com 5 larvas de Tenebrio molitor.


Reprodução

Os machos do curió possuem penas pretas, mas as do ventre são castanho-avermelhadas. Em cada asa, o pássaro apresenta uma mancha branca bastante característica. Quanto às fêmeas do curió, elas apresentam penas amarronzadas, com o ventre na cor parda. As penas dos machos são mais chamativas para atraírem as fêmeas para o acasalamento, que ocorre após um ano de vida.

Em cada postura da fêmea, são produzidos dois ovos, que eclodem após 13 dias. Os filhotes de curió saem do ninho após 30 dias do nascimento.


Instalações

Para garantir o bem-estar e conforto do curió, a gaiola deve apresentar as seguintes dimensões: 45 cm de comprimento, 30 cm de altura e 30 cm de largura. Nela, deve haver um comedouro e um bebedouro fáceis de remover. Uma banheira plástica também deve estar disponível para os banhos matutinos do curió.

Manter o ambiente de criação sempre higienizado garante a boa saúde da ave. É indispensável proporcionar ao pássaro banhos diários de sol, pela manhã e ao fim da tarde. Mas a gaiola do curió deve ser posicionada em local onde não haja vento.

Conheça os Livros da Aprenda Fácil Editora da Área Animais Silvestres e Exóticos.

Fonte: portalsaofrancisco.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!