WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Quer iniciar uma criação de avestruzes? Veja como é fácil!

Ave de grande porte, um avestruz adulto pode chegar a 2,5 metros de altura e pesar 150 quilos

Quer iniciar uma criação de avestruzes? Veja como é fácil!

“Originária do continente africano, a Struthio camelus, única espécie de avestruz pertencente ao grupo das ratitas (aves que não voam), pode ser criada em cativeiro. Embora as savanas e os desertos sejam o seu habitat natural, o avestruz pode ser criado nos campos, nas caatingas e nos cerrados”, afirma Joana D'Arc Silveira Souza, especialista em estrutiocultura e autora do Livro AFE Criação de Avestruz.

Aquisição das aves


Com porte grande, um avestruz adulto pode chegar a 2,5 metros de altura e pesar 150 quilos. Quando bem manejado, ele pode viver até 70 anos, com vida produtiva de cerca de 40 anos. Para iniciar a criação, os avestruzes devem ser adquiridos de criadores idôneos e reconhecidos no mercado. Com isso, obtêm-se exemplares saudáveis e prolíferos.

Estrutura


A estrutura para criar avestruzes não precisa ser complexa. Basta reativar um galpão, até então sem uso na propriedade, para proteger as aves do sol, da chuva e do vento. Entretanto, ele deve apresentar cobertura e área de 20 m² no mínimo. Além disso, o piso deve ser cimentado para facilitar a limpeza e a movimentação das aves.

Também deve ser disponibilizado um piquete retangular (cantos de 45°) com pasto ou chão batido. Essa área deve ser cercada com arame liso ou alambrado, que apresente 1,5 metro de altura no mínimo. Podem ser improvisados pneus ou galões de plástico como comedouros. Já os bebedouros podem ser construídos em alvenaria.

Alimentação


Até três meses de vida, os avestruzes devem receber ração desintegrada, à vontade, e pasto duas vezes ao dia. A partir daí a ração deve ser peletizada, fornecida na proporção de uma parte de ração para três de pasto ao dia. Ela deve ser constituída de vitaminas e minerais, como fósforo e cálcio, além de 22% de proteína. Seus ingredientes devem ser à base de farelo de trigo, farelo de soja e milho.

Outra recomendação importante é disponibilizar para os avestruzes água fresca e limpa à vontade. Vale destacar que o pasto é liberado somente quando a ave completar um mês de vida.

Produção e reprodução


A postura do avestruz começa aos dois anos de vida e se estende por 30 anos. Por ave, podem ser produzidos cerca de 60 ovos ao ano. Entretanto, na primavera, considerada a temporada reprodutiva dos avestruzes, podem ser produzidos até 100 ovos. Inicialmente, os ovos são produzidos a cada 48 horas. Depois, são produzidos dez ovos, momento em que a fêmea interrompe a produção para se recuperar e voltar a produzir.

Para que as fêmeas do avestruz botem ovos nos ninhos, neles devem ser colocados ovos de madeira para estimular a postura. Após a coleta, os ovos devem passar por desinfecção antes de armazenados sob temperaturas entre 18°C e 20°C. Os ovos embrionários demoram três dias para eclodirem e mais 48 horas para que os filhotes se libertem das cascas. Após o nascimento, eles devem permanecer na chocadeira por mais de três horas.

Conheça os Livros AFE da Área Animais Silvestres e Exóticos:

Criação de Avestruz

Criação de Emas

Incubação de Ovos de Avestruz, Ema, Emu e Casuar

Fonte: Revista Globo Rural

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!