O que preciso saber para iniciar uma criação de cutias?

Confira algumas informações essenciais para que você possa iniciar uma criação de cutias

Cutia

A criação de cutias, que antigamente era considerado exótica, hoje é muito comum em todo o mundo. Ainda, é uma atividade que requer baixo investimento e produz bons lucros para o criador, uma vez que esses animais não exigem grandes quantias financeiras para o manejo, além do fato de que esse roedor vive bem em acomodações simples.

Fábio Morais Hosken e Ana Cristina da Silveira, autores do Livro AFE Criação de Cutias garantem que esses roedores produzem uma carne de ótima qualidade para o consumidor, muito nutritiva e que tem muita procura. O investimento pode ser recuperado em pouco tempo e o custo de manutenção dos criadouros é baixo.

Confira a seguir informações sobre tudo o que você precisa saber para iniciar uma criação de cutias:

Deve-se iniciar uma criação com 1 macho e 3 fêmeas. Cada casal consegue produzir, em média 2 a 4 filhotes por ano. O custo de cada animal é, em média, R$800. A instalação de 3 baias para a criação fica em torno de R$3mil, com retorno previsto para 28 meses.

Antes de começar, recomenda-se a presença de um profissional especializado para auxiliar na elaboração do projeto de criação. Após a aprovação desse projeto, você deverá procurar um órgão ambiental do seu estado ou município para legalizá-lo e para que a sua criação seja autorizada.

Por se tratar de um animal mais rústico, a cutia suporta variações de temperaturas. Mas, providencie um lugar sombreado e calmo, que assegure a tranquilidade dos animais. As instalações para abrigar até cinco fêmeas e um macho, devem ser feitas com 3x4 metros de área cada e serem cobertas de forma total ou parcial. Deve-se cercá-las com tela tipo alambrado, do teto à base, com muretas de alvenaria de 40 cm. É fundamental cimentar o piso, de forma a facilitar a limpeza e evitar que esses animais cavem buracos na terra e fujam. Para a hidratação e o banho, você deve disponibilizar um tanque de 1 m² e 25 cm de profundidade.

Em cada baia construída, introduza uma toca, que pode ser de madeira ou alvenaria, com as seguintes dimensões: 1,10 m de comprimento X 70 cm de largura. A fêmea costuma forrar o local com palha seca, o que ajudar a reter a umidade.

As doenças mais comuns entre as cutias são a verminose e pneumonia. Ambas podem ser evitadas se um programa de aplicação de vermífugos for regularmente seguido e a caixa for mantida sem umidade.

A cutia é um animal herbívoro e costuma alimentar-se de hortaliças, como a abóbora, tubérculos, como a mandioca, grãos, como o milho e a soja, cana-de-açúcar, sementes, coquinhos de palmeiras, castanhas e frutas, como banana, maçã, laranja e outros. De forma a complementar a dieta desses mamíferos, a ração dada a coelhos também pode ser oferecida. Por ser também roedora, gosta de roer troncos de goiabeira. Uma boa opção é cultivar esses alimentos na propriedade, o que ajudará na redução dos custos da criação.

Esse animal atinge a maturidade sexual aos 10 meses de idade podendo ocorrer a reprodução a partir desse prazo. Uma gestação de cutia dura, em média, 104 dias e geralmente nascem dois filhotes, com cada fêmea podendo parir duas vezes ao ano. Ao completar três meses de idade, inicia-se a recria desses animais, quando eles são transferidos para outra baia. Quando atingem aproximadamente 3 a 4 kg, o que ocorre, geralmente, aos 12 meses de idade, o animal está pronto para o abate. Caso deseje vender as fêmeas como matriz, a partir dos 6 meses elas já podem ser comercializadas.


Confira nossos Livros da Área Animais Silvestres e Exóticos:

Criação de Cutias
Criação de Capivaras
Criação de Emas

Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Aloísio Miguel Rebonato

14 de mai de 2019

Gostaria de informações sobre criação de cutias

Resposta da Aprenda Fácil Editora

15 de mai de 2019

Olá Aloísio Miguel Rebonato,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o material que irá atender suas necessidades.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade