O que preciso saber para iniciar uma criação de cutias?

Confira algumas informações essenciais para que você possa iniciar uma criação de cutias

Cutia

A criação de cutias, que antigamente era considerado exótica, hoje é muito comum em todo o mundo. Ainda, é uma atividade que requer baixo investimento e produz bons lucros para o criador, uma vez que esses animais não exigem grandes quantias financeiras para o manejo, além do fato de que esse roedor vive bem em acomodações simples.

Fábio Morais Hosken e Ana Cristina da Silveira, autores do Livro AFE Criação de Cutias garantem que esses roedores produzem uma carne de ótima qualidade para o consumidor, muito nutritiva e que tem muita procura. O investimento pode ser recuperado em pouco tempo e o custo de manutenção dos criadouros é baixo.

Confira a seguir informações sobre tudo o que você precisa saber para iniciar uma criação de cutias:

Deve-se iniciar uma criação com 1 macho e 3 fêmeas. Cada casal consegue produzir, em média 2 a 4 filhotes por ano. O custo de cada animal é, em média, R$800. A instalação de 3 baias para a criação fica em torno de R$3mil, com retorno previsto para 28 meses.

Antes de começar, recomenda-se a presença de um profissional especializado para auxiliar na elaboração do projeto de criação. Após a aprovação desse projeto, você deverá procurar um órgão ambiental do seu estado ou município para legalizá-lo e para que a sua criação seja autorizada.

Por se tratar de um animal mais rústico, a cutia suporta variações de temperaturas. Mas, providencie um lugar sombreado e calmo, que assegure a tranquilidade dos animais. As instalações para abrigar até cinco fêmeas e um macho, devem ser feitas com 3x4 metros de área cada e serem cobertas de forma total ou parcial. Deve-se cercá-las com tela tipo alambrado, do teto à base, com muretas de alvenaria de 40 cm. É fundamental cimentar o piso, de forma a facilitar a limpeza e evitar que esses animais cavem buracos na terra e fujam. Para a hidratação e o banho, você deve disponibilizar um tanque de 1 m² e 25 cm de profundidade.

Em cada baia construída, introduza uma toca, que pode ser de madeira ou alvenaria, com as seguintes dimensões: 1,10 m de comprimento X 70 cm de largura. A fêmea costuma forrar o local com palha seca, o que ajudar a reter a umidade.

As doenças mais comuns entre as cutias são a verminose e pneumonia. Ambas podem ser evitadas se um programa de aplicação de vermífugos for regularmente seguido e a caixa for mantida sem umidade.

A cutia é um animal herbívoro e costuma alimentar-se de hortaliças, como a abóbora, tubérculos, como a mandioca, grãos, como o milho e a soja, cana-de-açúcar, sementes, coquinhos de palmeiras, castanhas e frutas, como banana, maçã, laranja e outros. De forma a complementar a dieta desses mamíferos, a ração dada a coelhos também pode ser oferecida. Por ser também roedora, gosta de roer troncos de goiabeira. Uma boa opção é cultivar esses alimentos na propriedade, o que ajudará na redução dos custos da criação.

Esse animal atinge a maturidade sexual aos 10 meses de idade podendo ocorrer a reprodução a partir desse prazo. Uma gestação de cutia dura, em média, 104 dias e geralmente nascem dois filhotes, com cada fêmea podendo parir duas vezes ao ano. Ao completar três meses de idade, inicia-se a recria desses animais, quando eles são transferidos para outra baia. Quando atingem aproximadamente 3 a 4 kg, o que ocorre, geralmente, aos 12 meses de idade, o animal está pronto para o abate. Caso deseje vender as fêmeas como matriz, a partir dos 6 meses elas já podem ser comercializadas.


Confira nossos Livros da Área Animais Silvestres e Exóticos:

Criação de Cutias
Criação de Capivaras
Criação de Emas

Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade