Dicas essenciais para iniciar uma criação de Avestruzes

A criação de Avestruzes ou estrutiocultura tem grande potencial econômico

Criação de avestruz

Apesar de não ser muito popular no Brasil, o avestruz é uma ave que tem muito potencial para transformar o seu criador em um estrutiocultor de sucesso. Além das plumas, a sua carne saborosa tem atraído cada vez mais criadores interessados em investir na criação desse animal: “[...] a carne vermelha que tem excelente sabor e qualidade nutricional, o couro de excelente elasticidade tem alto valor comercial, as plumas que são comercializadas para produção de espanadores de alta qualidade com propriedades antiestáticas, são muito utilizadas por indústrias automobilísticas, além de outros subprodutos que podem ser aproveitados.”, garante Joana D’Arc Silveira Souza, autora do Livro Criação de Avestruz, da Aprenda Fácil Editora. Uma espécie dessa ave ainda permite ser domesticada.

Separamos alguns pontos que devem ser observados ao montar uma criação de avestruz. Fique ligado:

-Raças

São três as principais: Red Neck, Blue Neck e Black Neck. As raças red neck e blue neck são de maior porte, mas são muito agressivas com o homem e entre si. Além disso, são mais competitivas, podendo inclusive ferir umas às outras. A nível comercial, a black neck é a mais dócil e pode ser domesticada mais facilmente. 

- Estrutura

Tendo em conta o tamanho das aves, é necessário um grande espaço para que elas possam viver confortavelmente. Fazendas e sítios são ideias por disporem de amplo pasto para desfrute das aves. Esse espaço deve ser todo cercado com telas, mas devido ao seu grande pescoço, os furos da tela devem ser pequenos e resistentes a fim de evitar que uma delas se prenda tentando fugir e morra enforcada. Para o alimento e a água, deve-se construir um galpão, que servirá, também, para abriga-las durante o período de chuvas.

- Alimentação

Basicamente a dieta de um avestruz é composta por pasto e ração balanceada. Porém, para estimular o crescimento e a engorda delas, pode-se acrescentar leguminosas e fenos de alfafa, por causa do alto valor nutricional, que garantirá um animal adulto robusto e sadio. Uma curiosidade aqui é que os avestruzes devem engolir, também, pedras, que ficarão alojadas no seu ventrículo e ajudarão no processo de digestão. Espalhe-as pelo pasto e reponha sempre que perceber que todas as pedras estão sumindo.

- Reprodução

Essa ave tem capacidade de produzir até 30 crias por ano e podem seguir reproduzindo até os 30 anos de idade. É nesse ponto que está o sucesso do investimento na estrutiocultura. Porém, para garantir esse alto volume de reprodução deve-se respeitar o período reprodutivo, o ciclo de cria e a separação no período correto entre mãe e filhote, que pode ser de até dois meses. Mas, não explore demais o casal de reprodutores para não interferir negativamente no índice de reprodução.

A partir da observação desses pontos, desejamos sorte na sua criação!


Conheça nossos Livros da Área de Criação de Animais Silvestres e Exóticos
Criação de Avestruz
Criação de Emas (Vol. 6)
Incubação de Ovos de Avestruz, Ema, Emu e Casuar


Fonte: Novo Negócio – www.novonegocio.com.br


por Renato Rodrigues.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade