As principais características dos canários de porte relacionam-se com a configuração do corpo e a posição que assumem no poleiro.
As principais características dos canários de porte relacionam-se com a configuração do corpo e a posição que assumem no poleiro. O canto, que em algumas raças é bastante apreciado e importante para a sua classificação, nos canários de porte quase nunca é referido por não constituir fator necessário ou fundamental.
Abaixo, listaremos algumas raças e características de canários de porte:
Bossu Belga
Esta raça de canários de porte tem origem belga e foi desenvolvida a partir da "Grande ave de Gent". O posicionamento típico dos ombros marca o ponto mais alto do pássaro, e é conseguido pelo animal através do esforço dos músculos. A estrutura óssea não apresenta qualquer deformação. Quanto ao tamanho, ele varia de 17 a 18 cm, que é medido da ponta do bico até a extremidade da cauda.
Benois
Trata-se de um pássaro de posição elevada semelhante a do Yorkshire. A cabeça é curta, com a nuca quase a 90º com o topo plano, pescoço bem definido e longo. O bico é forte e os olhos praticamente centrados em relação à distância da base do bico à nuca. Quanto ao tamanho, o ideal é aquele que varia de 16 a 17,5 cm.
Border
As proporções harmoniosas, a silhueta típica com a "dobra da nuca", a posição de 60º em relação ao poleiro, a plumagem brilhante e as cores naturais e claras são as características da raça Border. A sua fertilidade proverbial e a sua agilidade no vôo, torna o pássaro dessa raça cada vez mais popular.
Para maiores informações, consulte o livro Criação de Canários de Porte, elaborado pela AFE – Aprenda Fácil Editora. O livro conta com orientações a respeito das raças, da escolha de reprodutores, dos sistemas de criação, do manejo diário, reprodutivo e sanitário, entre outras. Confira!
Por: Beatriz Lázia