WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Como iniciar uma criação de bicudos?

Os bicudos são aves nobres e que despertam a atenção de criadores pelo seu canto

Bicudo

A criação de pássaros, seja por lazer ou como atividade comercial, é uma atividade que requer cuidados especiais e alguns trâmites legais. Os bicudos, pássaros nobres, despertam a atenção por sua beleza e pelo seu canto, que estão relacionados: ao cantar, esse pássaro assume uma postura ereta, com o peito empinado e a cauda abaixada, o que produz uma imagem de um pássaro valente.

Fábio Morais Hosken, autor do Livro AFE Criação de Curiós e Bicudos, contextualiza que é fato que os criadouros domésticos constituem uma das formas mais importantes de preservação das espécies. Especialmente aquelas que, de alguma maneira, despertam interesse, seja pelo canto, porte ou valentia, como é o caso de bicudos.

Geralmente são utilizados em competições, com a finalidade de reprodução do canto frente aos pássaros adversários. Se você chegou até aqui, provavelmente está interessado em iniciar uma criação de bicudos, certo? Então, detalharemos a seguir os passos necessários:

O primeiro passo tem a ver com o cadastro legal do pássaro no SISPASS. Sem esse cadastro faca proibida a reprodução, bem como o registro de filhotes e transações de pássaros entre criadores. É possível criar o pássaro sem esse registro, porém, a aquisição deverá ter sido feita de um criatório comercial e você deverá manter a nota fiscal para possíveis fiscalizações.

A quantidade de pássaros necessários para iniciar uma criação é relativa. Começar com um casal pode ser pouco para que o novo criador obtenha experiência. Isso porque algumas fêmeas, por exemplo, podem ser inférteis ou não aceitar o macho galador que está com ela, mas acasalando bem com outro. Porém, um grande número de pássaros demanda muita mão de obra para o manejo correto, o que implicaria em uma criação mais despersonalizada, isso é, sem dar uma atenção especial a cada pássaro. Essa espécie requer um envolvimento do criador com cada ave, para que se desenvolva uma sensibilidade e seja possível perceber qual o momento exato para cada detalhe do manejo.

Para adquirir bons pássaros, obviamente, deve-se recorrer aos melhores criatórios. Isso não quer dizer que você deva procurar os maiores criadores. Os torneios oficiais são referência para determinar os melhores criatórios, pois, os que produzem pássaros que se dão bem em torneios, são excelentes para o fornecimento de matrizes. Deve-se sempre buscar pássaros com elevado padrão genético e de boas linhagens, com produção acima da média.

Falar sobre as melhores instalações também é um assunto delicado, em se tratando de bicudos. O ideal é criá-los em um espaço amplo e que atenda às mínimas condições de conforto e tranquilidade para as aves. Porém, alguns pontos devem ser observados: os pássaros devem acordar com a claridade do dia e dormir ao anoitecer. Criá-los sob luz artificial é um erro, pois os deixará estressados. Ao mesmo tempo que o sol é benéfico para essas aves, o excesso de sol sobre as gaiolas pode matá-las. Ambientes escuros, úmidos ou que apresentem mudanças bruscas de temperaturas fazem com que a reprodução e criação de filhotes seja inviável. Por fim, a circulação de ar também é importante, pois a falta dela é ruim, ao passo que as correntes de ar são piores.

Equipamentos como bebedouros e comedouros são essenciais para uma gaiola. Um bebedouro em cor âmbar é o mais indicado para proteger medicamentos da ação da luz e deve ser trocado com frequência, pelo fato de que se deterioram facilmente ao cair restos de comida dos bicos dos pássaros. Para a alimentação, uma pequena vasilha com areia e grit mineral são fundamentais, pois a areia auxilia na digestão dos pássaros, ao passo que o grit complementa a dieta. Um pedaço de siba ou equivalente é ideal para que os pássaros recebam suplementação de cálcio, cuja dose será regulada por eles mesmos. Ainda, a gaiola deve conter uma vasilha para farinhadas e um comedouro, atentando-se para o fato de que a mistura de sementes e os extrusados devam ser oferecidos em comedouros distintos.

Conheça nossos Livros da Área Animais Silvestres e Exóticos:

Criação de Curiós e Bicudos
Criação de Canários de Porte
Criação de Canários de Cor

Fontes: Clube do Criador – clubedocriador.com
Cocad – cocad.org
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Jose Queiroz de Souza

19 de nov de 2021

Muito bom o conteúdo vou ler e aprender bem mais

Resposta da Aprenda Fácil Editora

13 de jan de 2022

Oi, José! Tudo bem? 

Agradecemos pelo feedback! :) 

Abraço! 

Lorena 

Wilmar Pires da Silva

3 de set de 2020

Estou começando uma criação de bicudos, tenho dois casais. E moro em apartamento teria um manejo diferenciado?

Resposta da Aprenda Fácil Editora

3 de set de 2020

Olá, Wilmar!

Agradecemos a sua visita em nosso site.

Alguns pontos devem ser observados: os pássaros devem acordar com a claridade do dia e dormir ao anoitecer. Criá-los sob luz artificial é um erro, pois os deixará estressados. Ao mesmo tempo que o sol é benéfico para essas aves, o excesso de sol sobre as gaiolas pode matá-las. Ambientes escuros, úmidos ou que apresentem mudanças bruscas de temperaturas fazem com que a reprodução e criação de filhotes seja inviável. Por fim, a circulação de ar também é importante, pois a falta dela é ruim, ao passo que as correntes de ar são piores.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!