WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Características e comportamento dos avestruzes

Conhecidos por serem a maior ave existente, os avestruzes botam um ovo que pode chegar a 1,5 kg

Avestruz - imagem ilustrativa

A estrutiocultura, conhecida popularmente como criação de avestruzes, está em crescimento acelerado no Brasil, apresentando-se como uma boa oportunidade de negócio. Ao adquirir o plantel inicial, um correto manejo e instalações adequadas são de suma importância para que os avestruzes tenham um bom desempenho e cheguem à fase de recria com saúde e excelente desenvolvimento.

Joana D’Arc, autora do Livro AFE Criação de Avestruz, ainda informa que das fases do ciclo de produção, a criação de filhotes (cria) é uma das que tem maior importância para o sucesso da criação, principalmente, quando o criador possui o interesse em comercializá-lo na fase adulta, como matrizes.

No entanto, conhecer as características e o comportamento dessas aves é importante para qualquer fase da criação. Considerados a maior espécie de ave existente, os avestruzes não voam e podem atingir 150kg e 2,5 metros de altura. Além disso, são conhecidos por serem rápido e pelo seu ciclo de vida extenso, podendo viver de 50 a 70 anos.

Características dos avestruzes

Mais do que o aspecto físico peculiar, os avestruzes também apresentam boa resistência física, conseguindo correr a uma velocidade de até 80km/h e, com velocidade média de 70km/h, por até 30 minutos. Em ambiente natural, alimentam-se de folhagens de árvores, arbustos e ervas, mas também comem pequenos invertebrados.

Sua criação é vantajosa também pelo fato de ser um animal rústico, extremamente adaptável a diferentes condições de cultivo e forte para doenças. Curiosamente, costuma viver com a cabeça abaixada, ciscando e vasculhando o local onde está, capturando tudo o que for de seu interesse.

Comportamento dos avestruzes

Em primeiro lugar, é preciso desmitificar o fato de que muita gente acredita que o avestruz enfia a sua cabeça na terra quando se sente ameaçado: quando sente medo, ele corre ou ataca. A “popularização” desse comportamento está relacionada ao hábito de viver com a cabeça abaixada para ciscar, mencionado no tópico anterior.

O avestruz dificilmente vive sozinho. Geralmente, vive em grupos de até 50 aves e, em seu habitat natural, costumam compartilhar viagens com outros grupos de animais, como zebras e antílopes. Sua peregrinação tem como principal objetivo buscar sementes e outros produtos vegetais para alimentar-se. Não possuem dentes e, por conta disso, engolem também algumas pedras junto aos alimentos, o que ajuda na mastigação e na digestão dos alimentos.

Conseguem ficar até 8 dias sem beber água e possuem audição e visão sensíveis, detectando predadores mesmo a uma longa distância. Quando ameaçados, podem ferir os predadores com coices potentes, dado que sua patada é capaz até de quebrar um osso humano.

Em relação à produção, seu ovo é conhecido por ser o maior ovo do mundo, que pode chegar a 1,5kg, o equivalente a duas dúzias de ovo de galinha.

A partir de dois até 4 anos de idade, as aves já estão prontas para reprodução. As fêmeas amadurecem sexualmente 6 meses antes dos machos. O “ritual de conquista” é realizado pelos machos, que assobiam e lutam entre si pelas fêmeas.

Como mencionado, são animais ovíparos e a gestação pode durar até 45 dias. Diferentemente da grande maioria das outras espécies, o cuidado com os filhotes é invertido, pois são os machos que têm a responsabilidade de criação. Por ano, cada fêmea pode chegar a produzir 100 ovos.

Criação com finalidade comercial

Os produtos da estrutiocultura são variados: além dos ovos, que se destacam, os avestruzes também podem ser criados com a finalidade de comercialização da carne, do couro e de plumas. Em outros países, o animal também é utilizado como montaria em competições de corridas.

 


Conheça nossos Livros da Área Animais Silvestres e Exóticos:

Criação de Avestruz
Criação de Emas
Incubação de Ovos de Avestruz, Ema, Emu e Casuar

Fontes: Resumo Escolar – resumoescolar.com.br
Super Interessante – super.abril.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!