Artigos

A reprodução de bicudos e curiós

O zootecnista e autor do Livro AFE Criação de Curiós e Bicudos, Fábio Morais Hosken, explica que a reprodução é uma fase importante para os criadores de pássaros. Por conta disso, é preciso estar atento a cada detalhe do manejo, para que o nascimento dos filhotes represente o sucesso da criação.

Conheça o Canário da Terra

De nome científico Sicalis Flaveola, o Canário da Terra também é conhecido como canário-chapinha, canário-do-chão e cabeça-de-fogo. É um pássaro muito conhecido pelas suas cores: por conta do predomínio do amarelo, é um dos principais símbolos da nossa seleção de futebol, conhecida como “seleção canarinho”.

Como saber se o meu canário está doente?

A criação de pássaros desperta o interesse de vários criadores no nosso país. Os canários são os dos pássaros preferidos pelos criadores, devido à sua beleza e ao seu canto. Durante a criação, é preciso estar atento a vários detalhes que são fundamentais para que os pássaros não adoeçam e acabem morrendo, o que gera prejuízos ao criador.

Quais sementes utilizar na alimentação de canários?

É cada vez maior o número de criadores que se interessam pelos canários. Donos de um canto inconfundível, esse pássaro atrai diversos amantes pelo mundo e a sua criação desponta como um hobby ou até como uma fonte de renda, devendo ser devidamente legalizada. Ainda, os criadouros domésticos, também tem a função de preservação das espécies.

Reprodução de canários

A época da reprodução dos canários é um dos momentos cruciais para os criadores de pássaros. É nessa fase que os resultados deverão aparecer, de forma a atestar que a criação foi bem-sucedida. O criador ainda tem a oportunidade de, ao final, realizar uma avaliação do manejo reprodutivo, nutricional e sanitário da sua atividade.

O que preciso saber para iniciar uma criação de cutias?

A criação de cutias, que antigamente era considerado exótica, hoje é muito comum em todo o mundo. Ainda, é uma atividade que requer baixo investimento e produz bons lucros para o criador, uma vez que esses animais não exigem grandes quantias financeiras para o manejo, além do fato de que esse roedor vive bem em acomodações simples.

Doenças comuns em canários

A criação de pássaros é uma atividade em crescimento no Brasil. Diversas são as espécies que podem ser criadas, seja por hobby ou para fins comerciais, atentando-se ao fato de que todas as criações devem ser legalizadas antes. Uma dessas espécies é o Canário, também conhecido como canarinho. É um pássaro que chama a atenção pelas suas cores e pelo seu canto.

Saiba um pouco mais sobre cor dos canários

A cor dos canários é obtida pela espécie, por meio da combinação de dois tipos de pigmentos depositados (ou não) na plumagem. São eles o lipocromo e a melanina. O primeiro é um pigmento vegetal retirado dos alimentos que fazem parte da dieta dos canários. Já a melanina é um pigmento produzido pelo organismo do canário. Sua coloração pode ser negra ou marrom.

Pretendo criar Curió. Por onde começar?

O Oryzoborus angolesis, ou simplesmente o Curió é uma ave brasileira e muito apreciada pelo seu canto. Medindo aproximadamente 15cm, o macho possui coloração preta na parte superior do corpo e castanho-avermelhada na para inferior, apresentando, ainda, a parte interna das asas na cor branca, ao passo que a fêmea possui a barriga marrom e as penas da nuca bem claras.

Saiba mais sobre o curió (Oryzoborus angolensis)

O curió (Oryzoborus angolensis), conhecido como avinhado e papa-arroz, é nativo do Brasil e encontrado em todo território nacional. Pássaro da família dos fringilídeos, a mesma de outros afamados cantores - como as patativas e os canários, o curió se distingue destes por seu canto corrido.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade