Você sabe medir a umidade do ar?

A umidade do ar diz respeito à quantidade de vapor de água existente nele

Umidade do ar

Muita gente fala sobre a umidade do ar, mas não sabe exatamente o que ela é. Diz respeito à quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Relacionada, está a umidade relativa do ar que corresponde a uma porcentagem dessa quantidade de vapor. De acordo com a OMSOrganização Mundial de Saúde, o índice adequado à saúde humana deve estar entre 40 e 70%, sendo prejudicial se está além ou aquém desses valores.

Quando está abaixo do valor considerado ideal, é perceptível a garganta seca, mal-estar, dor de cabeça e incômodo na respiração. Quando está acima, microrganismos que causam alergias têm as condições necessárias para se proliferarem, além de causar, também, problemas respiratórios.

Então, como medir a umidade do ar dentro de casa?

Ela pode ser medida por meio de aparelhos, como um higrômetro digital ou termo-higrômetro. Mas, calma! A gente sabe que você não tem um desses em casa. As duas formas a seguir podem ser usadas para medir a umidade do ar em sua casa:


Na primeira forma, deve-se utilizar dois termômetros em substituição ao termo-higrômetro de bulbo seco e úmido

– Meça a temperatura com o termômetro que ficará com o bulbo seco.
– Em seguida enrole o bulbo do segundo termômetro em um pano ou algodão molhado e amarre uma corda firmemente;
– Vá girando o termômetro com o bulbo úmido em volta da corda para a umidade evaporar, isso irá simular o efeito de arrefecimento do corpo;
– Veja a temperatura que está no termômetro de bulbo úmido e diminua da temperatura do termômetro de bulbo seco. O resultado da subtração será a umidade relativa do ar.


A segunda forma simples de medir a umidade relativa do ar em casa é medindo o ponto de condensação. Nessa, você precisará de um termômetro, uma lata com água e cubos de gelo. Essa forma dará o resultado mais próximo do resultado de um higrômetro, usado por meteorologistas.

– Encha com água uma lata de superfície brilhante;
– Adicione os cubos de gelo. Faça isso aos poucos e mexendo a água com o termômetro, para manter na superfície da lata, a mesma temperatura da água;
– Continue mexendo até formar a condensação. Quando formar, veja a temperatura do termômetro. Essa é a umidade relativa do ar.


Ao identificar a umidade do ar em sua casa, caso não seja a ideal, você pode investir em aparelhos umidificadores ou desumidificadores, de acordo com a sua necessidade. Outra opção é o ar-condicionado, que ajuda nos casos de falta ou excesso de umidade.

 

Conheça nosso Livro Conhecimentos Práticos sobre Clima e Irrigação

 

Fonte: Web Ar-Condicionado – webarcondicionado.com.br

 

por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade