Recomendações de cultivo de pupunheira

A pupunheira (Bactris gasipae) produz o saboroso e nutritivo palmito pupunha

Recomendações de cultivo de pupunheira

“A pupunheira (Bactris gasipae) produz o saboroso e nutritivo palmito pupunha. As variedades de pupunheira existentes, no Brasil, podem apresentar cascas dos frutos variando do vermelho intenso ao verde-amarelo, conforme a proporção de óleo na polpa. Embora seja uma planta típica da Amazônia, a pupunha pode ser cultivada, com fins comerciais, em várias regiões do país”, afirma Francisco Paulo Chaimsohn, engenheiro agrônomo e autor do Livro AFE Cultivo de Pupunha e Produção de Palmito.

Clima e solo


A facilidade de se adaptar a várias condições climáticas permite o cultivo de pupunha na maior parte do território nacional. Entretanto, a planta requer climas úmidos e quentes, típicos de regiões com altos índices pluviométricos e temperatura média de 22°C. A fertilidade do solo deve ser alta e o pH chegar a 7,0. Além disso, o terreno deve apresentar boa drenagem. Por isso, solos de textura leve são propícios à cultura.

Semeadura


A propagação de pupunha ocorre por semeadura em tubetes com 20% de pó de serra na superfície e 80% de substrato. Dessa forma, a germinação das mudas começa em 90 dias, mas somente após 12 meses é que a planta pode ser transplantada para local definitivo. Além disso, a pupunheira não aceita temperaturas abaixo de 15°C, pois isso prejudica a germinação. Umidade em torno de 35% também impede o desenvolvimento das mudas.

Espaçamento


O espaçamento recomendado depende da variedade de pupunha e dos objetivos do produtor. No caso da pupunheira direcionada à produção de frutos, o espaçamento deve ser de 6 x 6 metros, dispostos em triângulos, para viabilizar o cultivo de mais de 270 pupunheiras por hectare. Já para produção de palmito, o espaçamento recomendado é o de 2 x 1 metro, o que permite o plantio de 5 mil árvores por hectare.

Tratos culturais


O controle de plantas daninhas é fundamental para que não haja competição por nutrientes e água entre a pupunheira e a planta invasora. Alguns produtores usam herbicidas prescritos por engenheiro agrônomo; outros preferem a prática conhecida como roçagem. Se o objetivo for produção de frutos de pupunha, o produtor também deve realizar o desbaste anual da árvore para até 4 plantas adultas por touceira.

Nos dois primeiros anos, as pupunheiras voltadas à produção de frutos devem ser adubadas com 100 gramas de sulfato de amônio, 100 gramas de superfosfato triplo e 100 gramas de cloreto de potássio (duas aplicações).

Colheita


Quando bem manejada, a pupunheira produz frutos e palmitos a partir do terceiro ano do plantio. Geralmente, isso ocorre de fevereiro a março, contanto que as chuvas sejam bem distribuídas no período de floração.

Conheça os Livros AFE da Área Agricultura.

Leia o artigo "Produção de mudas de pupunha."

Fonte: ibflorestas.org.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade