WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Os processos de produção do Café

Entenda melhor quais os procedimentos de uma das culturas mais promissoras do país

 

Cerca de 25 milhões de pessoas trabalham diretamente com a produção cafeeira.

 

A cafeicultura é uma das culturas mais antigas do Brasil. Chegou ao nosso país por volta do século XVIII, superando o açúcar com pouco tempo de produção. O Brasil é um dos muitos países que produz essa cultura, mas é o único que tem sua produção voltada para a exportação e para a importação. Diferentemente de outros países, aqui o consumo do café é grande, sendo considerada uma das bebidas mais populares do país.

 

 

Essa cultura emprega, ultimamente, uma boa parte da população mundial. Cerca de 25 milhões de pessoas trabalham diretamente com a produção cafeeira, e indiretamente, contabiliza-se 100 milhões.

 

O Brasil, no decorrer dos anos, ficou entre os maiores produtores, mas os números vêm decaindo. Acredita-se que um dos fatores responsáveis por esse declínio seja a falta de um padrão de qualidade para o produto. Para que a qualidade do café seja verificada, alguns aspectos devem ser visto:

 

- composição química do grão, determinada por fatores genéticos, pelo sistema de cultivo e ambiente;

- processo de preparo e armazenamento, e

- a torração e o preparo da bebida (Livro Colheita, Secagem e Armazenagem do Café).

 

Colher o café quando maduro auxilia na qualidade final do produto.

 

 

 

Para se obter um café de qualidade, inicialmente deve-se colhê-lo em seu ponto ideal: com o fruto maduro. Para manter a matéria-prima, ou seja, o fruto no ponto certo, várias operações o submeterão. Tais operações devem ser feitas de maneira correta, pois, senão, poderão denegrir o produto final.

 

A adubação da cultura do café auxiliará para tornar o solo mais propicio para o cultivo. Normalmente os solos em que o café está plantado são ácidos e com cálcio e magnésio em baixas proporções. Aconselha-se, para regular o solo para que este fique da melhor maneira, que seja aplicado calcário. Os benefícios que traz a adubação podem ser vistos através de:

 

- fornecimento de cálcio e magnésio para a cultura;

- minimização dos efeitos tóxicos, causados pelo alumínio e o manganês;

- correção da acidez dos solos, elevando-se o pH, e transformando-se a CTC bloqueada pelo Hidrogênio (H) em CTC efetiva;

- aumento da eficiência da adubação química;

- liberação dos elementos que estavam insolubilizados, através da mineralização da matéria orgânica do solo; e

- liberação dos elementos que estavam indisponíveis, junto aos hidróxidos de ferro e hidróxidos de alumínio no solo (Livro Calagem e Adubação do Café).

 

Depois da plantação e adubação, a colheita é importante para a produção do café. Para saber a hora certa de colher o café, deve-se verificar se cerca de 90% dos frutos da plantação já estão maduros. Essa é a hora cerca para ocorrer a colheita, pois depois começará a queda dos frutos. Normalmente, a colheita ocorre em meados de setembro e novembro, juntamente com as primeiras chuvas da estação da primavera. Mas isso não é regra geral, tendo em vista a extensão do nosso país e que cada região tem suas características climáticas próprias.

 

Alguns dos piores defeitos da produção de café são é a incidência de frutos pretos, ou muito verdes. O primeiro, os pretos, são ocasionados pelo tempo que o fruto permanecer na lavoura depois de estar maduro; já os verdes pode ser ocasionado pela colheita prematura.

 

No Brasil, devido ao método de colheita realizado, a constituição do café é pouca seletiva, tendo frutos verdes, maduros, passas e secos, além de folhas, ramos e pedras. A saca de café passa por limpezas, esse preparo é denominado preparo ou pré-processamento.


 

 A secagem do café, normalmente, é feita em terreiros próprios.

 

A secagem do café, normalmente, é feita em terreiros próprios. Estes podem ser de cimento, tijolos ou chão batido. Se a secagem durar um tempo maior que o normal, e dependendo do clima, pode ocorrer a proliferação de micro-organismos, os quais prejudicaram o produto final. Esse processo pode ser realizado manualmente ou de maneira mecanizada.

 

 

Assim como a secagem pode ser feita através de sistemas mecânicos, o beneficiamento dispõe dessa mesma possibilidade. O beneficiamento consiste na eliminação das cascas dos frutos, assim como na separação do produto de pedras, folhas, entre outros. Algumas das máquinas usadas são a bica de jogo, o catador de pedras e metais, para separar o fruto de impurezas, e o descascador, que retira as cascas do café.

 

A armazenagem pode ser feita através de sacos. Esse método, muito usado, facilita a segregação de lotes, além de manter condições favoráveis para que o produto fique armazenado por até três anos sem deterioração.

 

A produção de café tem um futuro promissor para produtores rurais, pois é uma bebida com grande especulação de crescimento nos próximos anos. O produtor que se adequar as novas realidades, na área de qualidade, terá lucro, podendo realizar exportações.

 

 

 

Por: Raquel Torres C. Bressan

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!