Irrigação para a pecuária leiteira

O pecuarista deve identificar qual o melhor sistema de irrigação para sua pastagem

Gado leiteiro

Vital para as plantas, o fornecimento de água, devido à falta de chuvas ou à irregularidade delas, deve ser feito através da irrigação. A irrigação é um processo fundamental para o crescimento e desenvolvimento das plantas e deve ser pensado para atender às necessidades de cada uma da forma mais precisa possível.

Para pastagens, não poderia ser diferente. De forma a explorar o máximo benefício às pastagens, cabe ao produtor decidir qual o melhor sistema de irrigação para sua pastagem: o convencional, por aspersão ou o sistema de irrigação em malha. Na hora da decisão é imprescindível levar em conta fatores topológicos, meteorológicos, recursos hídricos, localização geográfica, disponibilidade de água, entre outros.

O sistema de irrigação por aspersão ou convencional é formado por um conjunto de bombeamento, tubulação, aspersores e acessórios, como conectores, válvulas, registros e outras peças. Na linha onde estão instalados os aspersores, a vazão é multiplicada pelo número de aspersores na linha. Uma das vantagens é que esse sistema é de fácil adaptação aos mais diferentes terrenos e culturas e baixo custo de implantação.

Já a aspersão em malha a vazão é dividida por dois, obtendo-se o resultado da vazão na linha lateral. Pode ser construído com tubos de baixo diâmetro, com baixo consumo de energia e não precisa de filtragem. Também é adaptável a vários terrenos, possibilitando a divisão em árias e subáreas, com baixo custo de instalação e manutenção, mas requer mais mão de obra.

A irrigação de pastagens para a pecuária leiteira não deve ser aplicada isoladamente em um projeto, mas sim integrada a outros fatores para garantir a obtenção dos melhores resultados com a irrigação. Aproximadamente 07 a 15 cabeças de gado de vaca em lactação por hectare podem ser alcançadas com um projeto bem desenvolvido e conduzido, observada a época do ano e o manejo. A produção leite/dia pode chegar a triplicar com o uso da irrigação integrada a outras práticas de manejo.



Conheça nossos Livros da Área Agricultura:

Conhecimentos Práticos sobre Clima e Irrigação
Irrigação por Aspersão Convencional
Irrigação Eficiente - Como Controlar o Consumo de Água e Energia em Sistemas de Irrigação por Aspersão e Localizada


Fonte: CooperCitrus – coopercitrus.com.br


por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Irrigação por Aspersão Convencional

Livro

Irrigação por Aspersão Convencional

R$ 84,00 à vista ou em até 12x de R$ 7,00 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade