Dicas para o correto armazenamento de café

O armazenamento do café pode ser feito após a secagem, ou ainda, antes e depois do beneficiamento

Dicas para o correto armazenamento de café

“Na cafeicultura, o armazenamento do café pode ser feito após a secagem, ou ainda, antes e depois do beneficiamento. A forma como é armazenado garante a preservação da qualidade dos grãos, sejam eles café em coco ou café despolpado, independentemente de estarem em armazéns ou silos”, afirma Juarez de Sousa e Silva, autor do Livro AFE Colheita, Secagem e Armazenagem de Café.

Armazenamento em tulhas


O armazenamento do café em tulhas permite que os grãos de café descansem, por um dado período, sem sofrerem deterioração. Um m³ da tulha (compartimento de madeira) permite armazenar mais de 12 sacos de café despolpado ou 10 sacos de café em coco. Para a manutenção qualitativa e quantitativa do café, torna-se indispensável armazenar o café em local ventilado, com umidade relativa do ar em torno de 65% e temperatura de 20°C.

Monitoramento do café em tulhas


O bom manejo no armazenamento do café preserva os seus atributos naturais, além do teor de umidade de 11 a 12%. Por outro lado, se os grãos forem armazenados inadequadamente, eles podem apresentar aumento da umidade ou alteração na cor. Por esses motivos, torna-se fundamental monitorar a armazenagem e verificar se existem fatores propícios à contaminação e deterioração do café armazenado.

Branqueamento dos grãos de café


O branqueamento dos grãos de café indica oxidação, que compromete o aroma e o sabor do café. Esse fenômeno é muito comum no café armazenado em sacos de aniagem junto a outros fatores, como alta umidade no local de armazenagem e iluminação em excesso. A temperatura e o tempo de estocagem também podem alterar a cor dos grãos de café. Quando a umidade, a iluminação e a temperatura são controladas, o branqueamento não ocorre.

Vantagens do armazenamento nas sacas


Uma das vantagens de armazenar café em sacas é permitir o fácil acesso a lotes de diferentes qualidades em um mesmo espaço. Além disso, o ar circula sobre a sacaria e o café pode permanecer longos períodos armazenado sem deteriorar. O café em sacos de aniagem também facilita o trabalho de amostragem e inspeção. Por outro lado, há uma desvantagem do café em sacas: alto custo operacional.

Principais requisitos para o correto armazenamento


Para ser armazenado, o café deve apresentar menos de 11 a 12% de umidade. Isso impede a proliferação de bactérias e fungos. Os pisos do armazém devem ser impermeabilizados e as sacas colocadas em cima de estrados para evitar contato com o chão. A iluminação deve se concentrar apenas em ruas e corredores para facilitar o trabalho dos funcionários. Outro fator importante é a ventilação local – o pé direito do armazém de café deve ser de seis metros.

Conheça os Livros AFE da Área Agricultura.

Leia o artigo "Como extrair a polpa dos grãos de café."

Fonte: gestaonocampo.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Colheita, Secagem e Armazenagem de Café

Livro

Colheita, Secagem e Armazenagem de Café

R$ 34,00 à vista ou em até 12x de R$ 2,83 sem juros no cartão + frete
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade