WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Benefícios da irrigação na prática agrícola

Aumento dos lucros, novas áreas de plantio e redução dos riscos de perda de produção são vantagens da irrigação na prática agrícola

 

 

Com o uso da irrigação, o risco de falta de água se torna bem menor e a produção bem mais lucrativa.

 

Importante para o desenvolvimento dos vegetais, a água é determinante em diversos fatores que afetam a produção agrícola. Por esse motivo, a irrigação assume um caráter essencial nas plantações, uma vez que pode elevar um pequeno produtor rural a categoria de grande empreendedor.



Dentre os diversos benefícios trazidos pela irrigação está o aumento dos lucros. Segundos especialistas da área, isso acontece porque os riscos de falta de água são bem menores. O resultado é o aumento da produtividade e a qualidade dos produtos, além da produção na entressafra, ou seja, mais de uma safra por ano, o que gera maior a rentabilidade.


A incorporação de novas áreas ao sistema produtivo também se constitui como benefício do uso da irrigação. Isso porque, lançando mão desta técnica, existe a possibilidade de implantação de lavouras em regiões mais secas, castigadas pela falta de chuva e baixa produtividade.


Casos semelhantes a esses vêm acontecendo no norte de Minas Gerais e no Nordeste brasileiro. Nesses lugares, a intensificação da agricultura é permitida pela viabilização de sistemas de irrigação. Sem eles, a produção seria praticamente impossível, devido às características físicas e climáticas do local.


Outro benefício derivado da implantação de sistemas de irrigação é o da redução de riscos de perda da produção em função das estiagens, pois, de acordo com o tipo de plantação e a época em que a mesma ocorre, a perda da produção pode ser total.



Irrigação é essencial para os feijoeiros, que não toleram a  falta de água.


Exemplo disso é o feijão. Na época de florescimento e formação de vagens, o feijoeiro não tolera a falta de água. Havendo a possibilidade de irrigação, o produtor terá mais segurança que sua colheita será satisfatória.



Por fim, mas não menos importante, a irrigação em práticas agrícolas permite a melhoria da qualidade de vida do homem do campo. Segundo o autor do livro Irrigação por aspersão convencional, Flávio Gonçalves, a “irrigação cumpre um papel social muito importante, que é permitir a permanência do homem no campo”.


O livro, editado pela AFE – Aprenda Fácil Editora, apresenta os benefícios aqui  já citados e uma série de outros benefícios trazidos pelo uso da irrigação nas plantações. Para os autores, que também são especialistas no assunto, o produtor precisa ter muito clara a compreensão da relação solo-água-planta e a responsabilidade do uso racional desse recurso hídrico.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!