WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Aprenda como produzir tomates

Planta trepadeira, com caule flexível e vários ramos, o tomateiro se desenvolve melhor em locais com temperaturas amenas

Aprenda como produzir tomates

A origem do tomateiro (Solanum lycopersicum) abrange desde o norte do Chile até a Colômbia. Planta trepadeira, com caule flexível e vários ramos, o tomateiro se desenvolve melhor em locais com temperaturas amenas. Em regiões mais frias, recomenda-se o cultivo de tomate de agosto a janeiro; já em regiões mais quentes, de fevereiro a maio. Com isso, a planta se torna mais produtiva, sem perder o vigor.

A produção de tomates requer alguns cuidados específicos, dentre eles, o tutoramento da planta. Sem falar que o tomateiro deve ser plantado em solos com fertilidade elevada. Como a planta é suscetível a pragas (ácaros, brocas e pulgões) e doenças (fusariose e murcha bacteriana), o produtor de tomates deve realizar um bom controle fitossanitário. O monitoramento deve ser rigoroso e contínuo.

Clima e temperatura


Os climas propícios para produzir tomates são o tropical de altitude, o subtropical e o temperado. De dia, a faixa de temperatura ideal deve se manter entre 19°C a 24°C; à noite, entre 15°C e 19°C. Temperaturas acima ou abaixo dessas faixas podem comprometer o bom desenvolvimento dos tomateiros e reduzir a produção, o que pode causar sérios prejuízos ao tomaticultor.

Semeadura e transplante


A semeadura é realizada em bandejas de isopor, em células preenchidas com substrato. Até germinarem, as sementes devem ser frequentemente irrigadas, contanto que não sejam encharcadas. Esse irrigação é diária, mas moderada. Quando surgirem quatro folhas nas mudas de tomate, deve ser feito o transplante para local definitivo. A implantação dos tomateiros deve ser em área com boa insolação; caso contrário, as plantas afinam e se quebram.

Tipos de solo


Outra importante recomendação concerne aos tipos de solo recomendados para o plantio de tomateiros. O solo deve ser solto e do tipo areno-argiloso, com boa permeabilidade e fácil drenagem, além de pH em torno de 5,5 (baixa acidez).

Tutoramento e colheita


Para o tutoramento dos tomateiros, podem ser utilizadas varas de bambu com dois metros de altura. Esses suportes devem ser amarrados levemente às plantas para não machucar as hastes dos tomateiros. Algumas variedades de tomate aceitam o tutoramento com fitilhos, outras são rasteiras, sem a necessidade de suportes para condução.

Normalmente, a colheita dos tomates é realizada após 90 dias do transplante. Os frutos devem ser colhidos nem maduros nem verdes demais. Mesmo porque os tomates amadurecem após serem colhidos.

Conheça os Livros AFE da Área Agricultura:

Produção de Tomate de Mesa

Conhecimentos Práticos sobre Clima e Irrigação

Manual de Aplicação de Produtos Fitossanitários

Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira

 

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!