WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

A adubação do Café

Para obter um bom resultado na plantação de café, é preciso saber adubar o cafeeiro

Cafeeiro

Que o café é uma bebida mundialmente conhecida e apreciada, todos sabemos. Porém, antes de chegar à nossa mesa, o cafeeiro precisa ser bem cultivado. “O cultivo do cafeeiro tem sido caracterizado pela contínua busca do aumento da produtividade. Portanto, exige-se que se procure manter as plantas o mais bem nutridas possível, visto que, além de a cultura ser perene, ela é muito sensível ao desequilíbrio natural.”, afirma Carlos Eduardo de Andrade, autor do Livro Calagem e Adubação do Café, da Aprenda Fácil Editora.

Para obter um bom resultado na sua plantação de café, fique de olho nas nossas informações sobre adubação do cafeeiro:

A adubação orgânica promove vários benefícios ao cafeeiro, como a melhoria da capacidade de umidade em solos arenosos; o aumento da capacidade de troca catiônica; melhoria da estrutura do solo, aumentando a aeração e permeabilidade dos solos argilosos; aumento da atividade microbiológica dos solos; contribuição para o controle dos nematoides e manutenção do fósforo assimilável, mesmo na presença de ferro e alumínio livres no solo.

A aplicação de matéria orgânica no cafeeiro pode ser feita em todas as fases, desde a cova de plantio de lavouras em formação, até em lavouras já em produção. No primeiro caso, a matéria orgânica é misturada à terra de enchimento das covas, juntamente com os demais adubos químicos e o calcário. Nas lavouras em formação e em produção, a aplicação deve ser feita em cobertura, espalhada na projeção da copa sob a saia do cafeeiro.

A adubação verde pode ser feita plantando-se, em consorciação com o café, plantas fornecedoras de alto volume de massa verde, que tenham uma relação carbono/nitrogênio baixa e de ciclo de desenvolvimento curto até o florescimento. Dessa forma, a sua incorporação torna-se possível antes da colheita do café.

Deve-se tomar o cuidado de não plantar espécies de plantas hospedeiras de pragas e, ou, doenças do cafeeiro, nem de hábito trepador. As espécies recomendadas são da família das leguminosas, que apresentam a vantagem de produzir massa verde e são capazes de fixar o nitrogênio atmosférico, por intermédio dos rizóbios que vivem em simbiose com suas raízes.

Outra forma também plausível de ser utilizada é o manejo adequado das ervas daninhas no cafezal. O controle com herbicidas de pós-emergência, conjugados com a roçada, pode contribuir muito para a boa conservação do solo e, de certa forma, para aumentar o seu teor de matéria orgânica.


Conheça nossos Livros da Área de Agricultura:

Calagem e Adubação do Café
Colheita, Secagem e Armazenagem de Café



por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!