“No Brasil, a principal matéria-prima utilizada para a produção do álcool é a cana-de-açúcar. Versátil, o álcool comum ou álcool etílico é destinado à fabricação de combustível; aguardente e cachaça; antissépticos, perfumes e remédios; tintas, vernizes e desinfetantes; além de ser utilizado na síntese de compostos orgânicos”, explica Juarez de Souza e Silva, Doutor em Engenharia Agrícola e autor do Livro AFE Produção de Álcool na Fazenda - Equipamentos, Sistemas de Produção e Usos.
Veja as principais etapas de produção de álcool:
Colheita da cana
Antigamente, a colheita da cana era realizada manualmente, mas com os avanços tecnológicos, ela passou a ser realizada com o auxílio de colheitadeiras mecânicas. Após a colheita, a cana passa por pesagem e análise química para avaliar seu teor de açúcar. De uma tonelada de cana-de-açúcar são produzidos 70 litros de etanol.
Moagem da cana
Em usinas, as moendas trituram a cana, o que resulta em um caldo, chamado popularmente de garapa. Este apresenta alto teor de sacarose, também utilizada para a fabricação de açúcar quando cristalizada. Até mesmo o bagaço da cana é aproveitado para produzir energia. Da sua queima é gerada energia elétrica para a própria usina.
Produção do melaço
A próxima etapa é o aquecimento da garapa sob temperatura de 105°C para a produção do melaço com 40% de sacarose. É importante que o caldo seja puro para evitar contaminantes na etapa de fermentação.
Fermentação
A fermentação do melaço ocorre com a inoculação de microrganismos, como a Saccharomyces cerevisae. Essa levedura produz invertase, uma enzima catalisadora da hidrólise da sacarose. Assim, são produzidas frutose e glicose. Essa levedura também produz zimase, outra enzima catalizadora, que transforma frutose e glicose em etanol.
Destilação
Da fermentação do melaço, surge um mosto fermentado, que segue para a destilação fracionada, na qual os componentes de misturas homogêneas são separados. Assim, surge o álcool comum a 96°GL (Gay-Lussac), que corresponde a 96% de etanol e 4% de água.
*Nota
A pureza do álcool é medida com um instrumento chamado alcoômetro, que apresenta graduações, na parte externa do tubo de vidro, e chumbo submerso em um líquido na parte inferior. Quando a graduação tem o valor de 0°GL, ela equivale ao valor da água pura, enquanto a graduação de 100°GL corresponde ao etanol puro.
Conheça os Livros AFE da Área Agricultura:
Produção de Álcool na Fazenda - Equipamentos, Sistemas de Produção e Usos
Cultivo de Eucalipto Implantação e Manejo
Cultivo do Palmiteiro-juçara (Euterpe Edulis Mart.) - Produção de Palmito e Restauração Florestal
Fonte: Mundo Educação
Por Andréa Oliveira
Quero produzir etanol para uso pró prio. Compensa ?
Oi, Henrique! Tudo bem?
Agradecemos sua visita em nosso site!
Especialistas dizem que o etanol caseiro causa desgaste nas peças do motor e prejudica o desempenho do veículo. Então, é necessário uma análise minuciosa da sua parte, prevendo os prós e contras.
Abraços!
Lorena