WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Agricultores orgânicos devem estreitar laços com consumidores

Quem produz no sistema orgânico deve primar pelo bom relacionamento com o público consumidor de orgânicos

Agricultores orgânicos devem estreitar laços com consumidores AFE

Grande parte dos agricultores orgânicos praticam a agricultura familiar e produzem em baixa escala. Ainda que esses pequenos produtores não atendam a um grande mercado, é indispensável que os laços entre eles e os consumidores se estreitem. Para isso, quem produz no sistema orgânico deve primar pelo bom relacionamento com o público, que busca alimentos livres de agrotóxicos, com autenticidade comprovada.

Segundo Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos da SNA, há muito a ser trabalhado para que essa relação progrida. Embora os orgânicos sejam uma tendência, é essencial que os produtores garantam a legitimidade de seus produtos em respeito aos direitos dos consumidores. Acima de tudo, deve haver transparência na relação produtor-consumidor.

Como a maior parte dos pequenos produtores concentra toda a sua atenção no cultivo de frutas, verduras e legumes orgânicos, a comercialização ao consumidor final fica em segundo plano. Enquanto os agricultores orgânicos focam na produção, a venda dos produtos orgânicos é terceirizada, o que, algumas vezes, pode comprometer a relação de confiança entre produtor-consumidor.

No Brasil, a conscientização quanto aos benefícios dos orgânicos, a certificação desses produtos e o preço elevado no mercado de orgânicos impactam negativamente no desejo de consumo. O consumidor entende que os orgânicos são, de fato, saudáveis, mas não são informados como é organizada a cadeia produtiva. Tudo por falhas na comunicação entre produtores de orgânicos e público.

É indispensável desenvolver campanhas direcionadas aos mais diversos perfis de consumidores. Os agricultores orgânicos, os agricultores familiares, além das agroindústrias e das cooperativas do segmento devem se comprometer em estreitar os laços com os consumidores de orgânicos. Da mesma forma, os mecanismos de certificação e o cadastro dos produtores de orgânicos devem ser facilitados.

Atualmente, é possível consultar o Cadastro Nacional da Agricultura Orgânica, para averiguar a autenticidade do produto. Alguns supermercados já fecharam parcerias com produtores de orgânicos cadastrados nos órgãos reguladores da atividade. Mas há muito a ser trabalhado, principalmente quanto ao incentivo do comércio local, que evita os vários problemas na distribuição e o preço abusivo dos produtos orgânicos.

Confira o Manual AFE de Horticultura Orgânica.

Conheça os Livros AFE da Área Agricultura Orgânica.

Leia o artigo "Conheça os princípios básicos da agricultura orgânica."

Fonte: organicsnet.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!