WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Super dicas para uma horta medicinal caseira

Cultivar plantas medicinais em casa é uma forma sustentável de aproveitar os benefícios que a natureza pode nos oferecer

Super dicas para uma horta medicinal caseira

Segundo Patrícia Lacerda Resende e José Reis Machado, autores do Livro AFE Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais, as hortas medicinais caseiras estão cada vez mais comuns no Brasil e no mundo. Afinal, cultivar plantas medicinais em casa é uma forma sustentável de aproveitar os benefícios que a natureza pode nos oferecer. As ervas medicinais são milagrosas e combatem uma série de males, desde um simples resfriado até mesmo pedras nos rins, contanto que utilizadas com sabedoria e prudência.

Escolha das plantas medicinais


Muitas plantas medicinais também são amplamente utilizadas na culinária, como hortelã, manjericão, tomilho, orégano, sálvia e alecrim. Outras já são específicas para chás, xaropes, compressas e tinturas, como boldo, capim-limão, arruda, melissa, calêndula, losna, entre outros. Na verdade, a escolha das ervas medicinais depende dos objetivos de quem deseja implantar a horta medicinal em casa.

Escolha do local da horta medicinal


A escolha do local da horta medicinal deve permitir o bom desenvolvimento das plantas para que se tornem produtivas. A horta deve estar próxima a fontes fartas de água de qualidade, até mesmo nos períodos de estiagem. Além disso, ela deve estar distante de árvores demasiadamente grandes. Para impedir o acesso de animais à horta, ela deve ser cercada. Sem falar que o terreno deve ser preferencialmente plano e livre de encharcamentos.

Preparo do canteiro


Antes de fazer o canteiro, o terreno deve ser adequadamente limpo. No processo, devem ser removidos tocos, raízes secas, ervas daninhas, pedras e pedriscos. Em seguida, deve-se proceder à marcação do canteiro com o uso de piquetes. Se o canteiro for de alvenaria, deve ser feito um alicerce para que ele não desmorone. Depois, é importante revolver o solo e realizar o seu nivelamento com o auxílio de um ancinho.

Adubação do canteiro


Antes do plantio das plantas medicinais, o solo do canteiro deve ser adubado com 15 litros de esterco curtido ou 10 litros de composto por m². Esse composto orgânico pode ser feito em casa, com esterco curtido junto a restos vegetais, serragem e húmus de minhoca. Quanto mais matéria orgânica no composto mais rico em nutrientes ele será. Essa compostagem deve ser realizada em camadas continuamente molhadas e remexidas para uma boa decomposição.

Irrigação da horta medicinal


O solo onde são plantadas as ervas medicinais deve se manter úmido (nunca encharcado). Para isso, ele deve apresentar boa drenagem e boa carga de matéria orgânica. As regas variam conforme a espécie de planta cultivada e o clima da região. Na fase inicial de desenvolvimento, elas podem ser regadas com mais frequência (conforme o caso, até mesmo duas vezes ao dia). Já as plantas desenvolvidas devem ser irrigadas uma vez por semana.

Conheça os Livros AFE da Área Agricultura Orgânica:

Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais

Manual de Horticultura Orgânica

Cultivo Orgânico de Tomate

Fontes: Feliz Melhor Idade & Ciclo Vivo

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!