WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Principais pragas em hortas caseiras

Na horticultura, seja ela comercial seja ela caseira, as pragas parasitam as hortaliças e podem causar sérios prejuízos ao horticultor

Principais pragas em hortas caseiras

“Na horticultura, seja ela comercial seja ela caseira, as pragas parasitam as plantas e podem causar sérios prejuízos ao horticultor. Principalmente porque as hortaliças normalmente são herbáceas de porte rasteiro, cultivadas praticamente durante o ano todo. Sendo assim, elas constituem um alvo fácil e constante de pragas como ácaros, pulgões, lagartas e outros”, ressalta Jacimar Luis de Souza, engenheiro agrônomo e autor do Livro AFE Manual de Horticultura Orgânica.

Quando infestam a horta, as pragas atacam folhas, frutos e raízes das hortaliças. Algumas delas, como pulgões, moscas e tripes, são vetoras de doenças viróticas. Quando em condições ambientais favoráveis, essas pragas podem acometer a horta ao longo do ciclo das plantas. No caso de horta caseira, o controle é mais simples e começa com a inspeção periódica dos canteiros.

Na horticultura caseira, aumentar a produtividade com fins de rentabilidade não é fator determinante, como ocorre na horticultura comercial. Sendo assim, é possível proceder a métodos de controle mais sustentáveis, que gerem melhores resultados, mesmo sem o uso de agrotóxicos. Com isso, as hortaliças são produzidas de forma orgânica, livres de resíduos químicos prejudiciais à saúde humana.

Mas quais as principais pragas em hortas caseiras?

Ácaros


Geralmente, os ácaros não são visíveis a olho nu (pois são seres microscópicos), mas podem causar vários danos às hortaliças quando não detectados a tempo. Os quatro pares de patas os diferencia dos insetos.

Lagartas


Uma das lagartas mais comuns em hortas é a lagarta-rosca. Com cerca de 5,0 centímetros de comprimento, ela apresenta o hábito de enrolar, daí o nome. Normalmente, no período do dia, ela se enterra no solo do canteiro. Para removê-la manualmente, deve-se cavar o solo.

Lesmas


As lesmas possuem corpo mole e se escondem em locais úmidos e escuros, como debaixo de tijolos, madeiras e restos vegetais. Quando presentes nos canteiros, elas deixam um rastro brilhante pelo caminho onde passam.

Moscas


As moscas brancas sugam a seiva das hortaliças até mesmo quando ainda são ninfas. Além disso, elas podem infectar as plantas com vírus. O principal problema dessa praga é o rápido aumento da população quando em condições ambientais favoráveis.

Pulgões


Os pulgões são pequenos insetos, que também sugam a seiva das hortaliças. Eles concentram o ataque em brotações tenras e novas. Habitualmente, eles se fixam na face posterior das folhas e lhes causam graves deformações. Além disso, transmitem doenças viróticas às hortaliças.

Tripes


Os tripes sugam a seiva das plantas em todos os estágios do ciclo de desenvolvimento da praga. Quando na horta, eles se escondem nas áreas mais protegidas das hortaliças. Assim como os pulgões e as moscas, eles transmitem viroses às plantas.

Conheça os Livros AFE da Área Agricultura Orgânica.

Leia o artigo "Fique por dentro da legislação de produtos orgânicos."

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!