Horta caseira: Uma alternativa para fugir dos agrotóxicos

Plante saúde para você e sua família

 

Uma horta no quintal ou na varanda acrescenta sabor e saúde.

 

Atualmente, os produtos que têm chegado aos consumidores estão cada vez mais carregados de agrotóxicos. Tal situação é em virtude do mau uso dos produtos fitossanitários. O cultivo através do uso indiscriminado dos agrotóxicos pode causar grandes problemas ao ser humano.

 

Uma boa alternativa para fugir dos agrotóxicos é cultivar seus legumes e verduras em casa. Uma horta no quintal ou na varanda acrescenta sabor e saúde. Os alimentos mais consumidos pelo brasileiro são de fácil cultivo, podendo ser feito por qualquer pessoa disposta a ter uma vida mais saudável.

 

Inicialmente, realiza-se uma análise do solo que servirá para o cultivo da planta. Muitas lojas especializadas vendem a terra já com o pH certo para o cultivo de legumes e verduras. O pH é a acidez do solo, dependendo do teor ácido a planta terá um desenvolvimento melhor ou pior.

 

Caso você realize a análise da terra, em um laboratório específico para isso, e o resultado não estiver de acordo com as exigências das plantas a serem cultivadas, é necessário que se faça uma correção daquele solo. Para fazer a correção coloque calcário na terra, antes de fazer a adubação da mesma. Essa correção é mais bem feita com o auxílio de um agrônomo.

 

A adubação deve ser feita depois de três meses que a terra foi corrigida. Esse tempo é esperado para que o solo absorva os nutrientes do calcário. O teor de argila deve ser verificado, dependendo da planta que será plantada. Algumas plantas se desenvolvem melhor em solos mais argilosos.

 

Mesmo as plantas do seu quintal podem sofrer com pragas e doenças, por isso é necessário um cuidado maior.

 

 

 

Se o solo estiver muito compactado é necessário realizar uma aração. A aração pode ser feita com pazinhas; revolva o solo, colocando a terra debaixo em cima e a de cima embaixo, várias vezes.

 

Mesmo as plantas do seu quintal podem sofrer com pragas e doenças, por isso é necessário um cuidado maior, principalmente se a opção é não fazer uso de agrotóxicos. Cultivar mais de uma espécie de planta ajuda a controlar doenças e pragas. A boa adubação também auxilia no controle dos inimigos, pois acrescenta nutrientes às plantas, o que as fortalece.

 

A seguir foram selecionadas algumas das plantas mais cultivadas, tendo, em cada, uma pequena explicação do tipo específico de cultivo:

 

Açafrão:

 

Prefere solos arenosos; não tolera grande ventilação. Sua época de cultivo é entre agosto e outubro.

 

Canela:

 

Solos arenosos-argilosos; prefere clima quente e ser muito aguada.

 

Gengibre:

 

Solo arenosos, não tolera muito vento. Deve ser plantada entre agosto e outubro.

 

Hortelã:

 

Solos bem drenados e com pH em torno do 6,0. Não possui exigências da época do ano a ser plantada.

 

 

 

Por: Raquel Torres C. Bressan

 

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade