WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

De quais dicas eu preciso para cultivar tomate orgânico?

O tomate é uma hortaliça muito popular e está presente diariamente na mesa de muitos brasileiros

Cultivo orgânico tomateiro - imagem ilustrativa

Ao longo dos últimos anos, o cultivo orgânico vem se difundindo em várias propriedades agrícolas, agregando valor ao que é produzido e modificando não só a vida dos grandes produtores rurais, como também dos médios e pequenos. E, dentre as principais hortaliças cultivadas em sistema orgânico, destaca-se o tomate.

Silvio Roberto, autor do Livro AFE Cultivo Orgânico de Tomate, destaca que para o cultivo de tomate orgânico, além dos princípios básicos da agricultura orgânica, é preciso esta por dentro de todas as condições necessárias para que o cultivo do tomateiro seja o ideal, planejando a produção e executando um manejo adequado.

É possível, de forma simples, ressaltar que o tomate possui relevância para a agricultura orgânica devido a vários fatores, dentre eles a sua utilização como alimento básico na preparação de saladas, aliado à alface. Soma-se a isso o fato de que há grande demanda no mercado por esse produto e que ele é capaz de oferecer bons lucros a quem o produz.

Logo, para quem deseja cultivar tomate orgânico, apresentamos algumas informações cruciais e decisivas para o sucesso desse vegetal:

Lei da Agricultura Orgânica

Antes de iniciar qualquer cultivo orgânico, recomenda-se estar informado sobre o que diz a Lei Nº10.831, de 23 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a agricultura orgânica. De acordo com ela, considera-se sistema orgânico de produção todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais. Dentre os principais objetivos do  cultivo orgânico, está a oferta de produtos saudáveis isentos de contaminantes intencionais, característica responsável por atrair ainda mais consumidores para os produtos orgânicos.

Espaço

Para, vale informar que o cultivo de tomate orgânico não necessita de muito espaço, o que torna possível seu cultivo em apartamentos não tão grandes. Os vasos utilizados podem ser pequenos, ou, então, podem ser empregados canteiros para que o tomateiro cresça saudável e vigoroso. A produção em larga escala é possível em lugares menores, mas requer conhecimento técnico.

Clima

Por ser uma planta originária de locais com clima mais quente, nota-se que seu cultivo em locais com temperaturas mais frios não é possível. A faixa de temperatura ideal para o crescimento adequado dos tomateiros é entre 20°C e 26°C, podendo suportar pequenas variações para mais ou para menos. Locais em que a temperatura está fora da recomendada, o cultivo de tomates orgânicos só é possível em estufas.

Luminosidade

O tomateiro gosta muito de sol e, por conta disso, precisa estar diretamente exposto a ele por um bom período de tempo diariamente. Como mínimo, são necessárias seis horas diárias de exposição ao sol.

Irrigação

Apesar de requerer irrigação constante, o produtor precisa estar atento ao fato de que a irrigação excessiva dificulta o desenvolvimento ideal do tomateiro. Pela necessidade de exposição direta e diária ao sol, o solo seca mais rápido, exigindo que seja irrigado. Para esse processo, uma boa alternativa pode ser o investimento em um sistema programado de irrigação.

Plantio

Antes do plantio no solo onde será cultivado, a utilização de uma sementeira para a produção de mudas é, geralmente, a opção mais escolhida pelos agricultores. O plantio por mudas consegue produzir tomates um pouco maiores e as mudas devem ser preparadas antes de serem colocadas no solo.

Cuidados

À medida em que cresce, há a possibilidade de os tomateiros perderem a sua “força” e criarem folhagens irregulares, por exemplo. Para evitar esse problema, a técnica de “torturamento” é empregada, a partir da colocação de estacas que guiarão o crescimento da planta. A poda também é indicada para que galhos que atrapalham o tomateiro sejam removidos, abrindo espaço para os novos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:

Cultivo Orgânico de Tomate
Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais
Manual de Horticultura Orgânica

Fonte: Ciclo Vivo – ciclovivo.com.br
Planalto – planalto.gov.br
TIVELLI, Sebastião Wilson. Tomate orgânico: técnicas de cultivo. / Sebastião Wilson Tivelli – Rio de Janeiro: Sociedade Nacional de Agricultura; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; Centro de Inteligência em Orgânicos, 2015. 68 p.: il. (Série Capacitação Técnica).
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!