Como cultivar morangos de forma orgânica?

Aprenda a cultivar esta saborosa fruta de forma orgânica

O morango é uma fruta muito apreciada devido a sua coloração vermelha brilhante e seu aroma delicado e único.

É muito difícil encontrarmos alguém que não gosta do morango. Trata-se de uma fruta cujo aroma está presente em muitas coisas, desde alimentos a perfumes e cremes. Fruta muito bela, delicada e deliciosa, o morango é pouco calórico, rico em vitaminas C, A, E, B5 e B6 e minerais como Cálcio, Potássio, ferro, Selênio e Magnésio.

Contudo, devido ao cultivo tradicional desta fruta, muitos acabam desistindo de adquiri-la devido as  altas quantidades de agrotóxicos utilizados – o que tornou esta fruta Top 1 em frutas altamente prejudiciais à saúde humana.


Entretanto, com o cultivo orgânico é possível obter um rendimento consideravelmente bom sem perder a qualidade do produto. Eis aqui algumas dicas:

 

-        Ao realizar o plantio, prefira mudas, pois sementes costumam não dar certo para o cultivo caseiro. As mudas deverão passar por um processo de corte do excesso de raízes deixando-as com aproximadamente 5 cm. Coloque-as em covas de 5cm de profundidade e com espaçamento de 30 cm entre uma e outra com um preparado de compostagem orgânica.


-        Regue as mudas duas vezes ao dia nos primeiros 30 a 40 dias, depois esse tempo você poderá regar uma vez ao dia.


-        Faça uma cobertura de serragem em volta da muda 40 dias após o plantio a fim de evitar que os frutos apodreçam. Tal prática auxilia, também, a evitar a presença de insetos.


-        Plante somente em regiões amenas pois em regiões muito quente a planta não frutifica. A colheita se dá entre os meses de julho a novembro.


-        A preparação do canteiro deverá ser bem feita para que as mudas fiquem livres de pragas e fungos. Para isso, prepare uma mistura de 2Kg de húmus de minhoca com 3Kg de composto orgânico. Acrescente também 100g de farinha de osso, 100g de torta de mamona e 100g de pó de carvão. Faça esse preparado e misture a terra do canteiro.


-        Se ocorrer um ataque de fungos utilize calda bordalesa para combatê-los. Já em ataque de insetos pode ser utilizado o óleo de Nim ou um preparado com alho e pimenta.


Gostou dessa informação? Quer saber mais? Adquira então o livro Fruticultura Orgânica, do autor Sílvio Roberto Penteado e distribuído pela Aprenda Fácil Editora.

Este livro tem como objetivo mostrar, de forma clara e prática, como fazer a implantação, o manejo e a condução do cultivo orgânico. Apresenta, também, o potencial de plantio das diferentes espécies frutíferas, suas exigências e características quanto ao solo, clima e tratos culturais.

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade