WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Aprenda agora sobre a estrutura e os tipos de estufas

As estufas são estruturas onde vários tipos de culturas são conduzidos em um ambiente protegido de intempéries climáticas

Aprenda agora sobre a estrutura e os tipos de estufas

“As estufas são estruturas onde vários tipos de culturas são conduzidos em um ambiente protegido de intempéries climáticas. O objetivo principal do cultivo protegido é oferecer às plantas condições próximas às ideais de desenvolvimento, seja no sistema orgânico ou no sistema convencional de produção”, afirma Jacimar Luis de Souza, engenheiro agrônomo e autor do Livro AFE Manual de Horticultura Orgânica.

Com o uso de estufas, o produtor aumenta a produtividade de hortaliças, frutíferas, plantas medicinais, plantas aromáticas, plantas condimentares, plantas ornamentais, flores, entre outras. No mercado, existem vários tipos de estufa, que são escolhidos pelos produtores de acordo com fatores técnicos e econômicos.

Como deve ser a estrutura das estufas?


A estrutura da estufa deve ser reforçada com madeira, alumínio ou aço galvanizado. Sua cobertura pode ser de filme agrícola ou lona transparente. Quanto ao piso, ele pode ser em lâminas de madeira, ou terra compactada. Sistemas de aquecimento e irrigação devem ser instalados, pois maximizam a produção. Janelas com tela ou malha de proteção também são necessárias para melhorar a ventilação interna.

Quais são os principais tipos de estufa?


Arco dente de serra

A estufa arco dente de serra apresenta aberturas na parte superior, que podem ser reguladas por janelas. O objetivo é reduzir a temperatura e aumentar a ventilação do ambiente interno. Com isso, o produtor economiza com sistemas de ventilação e resfriamento.

Arco treliçado

A estufa arco treliçado ganha em custo-benefício, pois é mais acessível ao bolso do produtor, sem perder a eficiência. Os hortifrutigranjeiros gostam desse modelo, porque apresenta amplo espaço interno e é mais resistente a ventos.

Arco turbo

A estufa arco turbo é mais simples quando comparada aos demais modelos. Entretanto, é bem mais econômica e perfeita para cultivo de alface, rúcula, agrião e morango, pois são plantas de porte baixo.

Capela

A estufa capela é semelhante a uma igreja (daí o nome). Ela é perfeita para regiões com mudanças bruscas de temperatura, pois evita que a água condensada caia nas plantas. As suas janelas são cobertas com telas ou malhas para impedir a entrada de insetos.

Londrina

A estufa londrina é ideal para o cultivo de vários tipos de uvas, principalmente no Sul do país. Seu teto é relativamente reto, constituído de malha dupla de arame, para sustentação do plástico. Sua cobertura pode apresentar leves ondulações para escoar a água.

Conheça os Livros AFE da Área Agricultura Orgânica:

Manual de Horticultura Orgânica

Cultivo Orgânico de Tomate

Fonte: Tropical Estufas

Por Andréa Oliveira

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!