WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

8 dicas para o cultivo de ervas aromáticas

Quer cultivar ervas aromáticas? Não perca essas dicas

Ervas aromáticas

As ervas aromáticas são as responsáveis por dar sabor aos pratos e têm ganhado muita valorização em relação aos temperos prontos industrializados. Todos os cozinheiros, sejam amadores ou profissionais adoram usar ervas aromáticas em seus pratos e muitos acabam por ter uma horta em casa, produzindo suas próprias ervas.

Porém, essa tarefa não é tão simples quanto parece. Alguns pequenos cuidados que são deixados de lado são responsáveis por causar a morte das plantas facilmente ou prejudicar o desenvolvimento delas.

As autoras do Manual de Horticultura Orgânica, Jacimar Luiz de Souza e Patrícia Resende, afirmam que, ainda que domésticas, as hortas precisam de cuidados básicos, sendo importante dar atenção às especificidades de cada espécie que se cultiva para que o resultado não seja frustrante.

Confira essas 8 dicas que te ajudarão no cultivo de suas ervas aromáticas:

1 – Local para plantio

Cada espécie deve ser cultivada separadamente. Porém, no caso de jardineiras, vasos retangulares com maior comprimento, é possível cultivar mais espécies juntas, sendo necessário dar atenção ao espaço de 15 a 20 cm entre elas, par que possam se desenvolver corretamente, cada uma à sua maneira.

2 – Solo ideal

O solo ideal para o cultivo de aromáticas deve ser leve. Torrões, pedras ou pedaços de madeira prejudicam o desenvolvimento das raízes e, consequentemente, o crescimento da planta.

3 – Época de plantio

A primavera e o verão são as estações mais indicadas para plantio, isso porque as ervas aromáticas se adaptam melhor ao clima quente. Para um desenvolvimento ótimo delas, recomenda-se mantê-las em um lugar com temperaturas que variam de 20 a 25°C.

4 – Rega

Haja vista que tanto o excesso quanto a falta de água prejudicam as plantas, é preciso estar atento à rega. Quando ainda são mudas, o ideal é regá-las duas a três vezes por dia, quando está mais fresco. Regas em horários muito quentes podem fazer com que a água se aqueça e as raízes da planta cozinhem nela. Quando a planta já se desenvolveu, a rega pode ser feita mais espaçadamente, uma vez a cada dois dias em tempos mais chuvosos e uma vez por dia em tempos secos. Mas, atenção para o volume de água depositado nos vasos. A água não pode escorrer muito e, para saber se a quantidade é ideal, você pode pegar um pouco da terra do vaso, que deve estar em consistência de “massinha”, não podendo esfarelar, o que mostra insuficiência de água, nem escorrer água pelos dedos, o que evidencia o excesso.

5 – Adubação

A adubação é necessária. Verifique com um especialista quanto às quantidades recomendadas e o período em que se deve adubar a planta.

6 – Luz solar

As ervas devem ser expostas à luz do solo em horários de temperaturas mais amenas. A exposição em horários de intensa luz do sol, geralmente de 10 às 12h, pode queimar as plantas.

7 – Troca de vaso

Ao ocupar todo o espaço do vaso, as raízes estagnarão o crescimento da planta e poderão começar a “enovelar”. Nesse caso, é necessário trocar a planta para um vaso maior, para que as raízes continuem se desenvolvendo e a planta, crescendo.

8 – Colheita

Cada erva possui seu ciclo de desenvolvimento. Por consequência disso, a colheita deverá ser realizada de acordo com cada uma delas. O alecrim, por exemplo, pode ser colhido após 6 a 8 meses, enquanto a hortelã possui um ciclo de 3 a 4 meses.

Conheça nossos Livros da Área Agricultura Orgânica:


Manual de Horticultura Orgânica
Cultivo Orgânico de Tomate
Agricultura Orgânica

Fonte: Sucessful Farming – sfagro.uol.com.br
por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!