WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Principais tipos de propriedades rurais

A denominação de uma propriedade rural varia de acordo com o destino que é dado a ela

Imóvel rural - imagem ilustrativa

Domingos Mota Martins, autor do Livro AFE Imóveis Rurais – Como Classificar e Avaliar Propriedades Rurais, ressalta que os imóveis rurais se destacam por ser uma boa oportunidade de empreendimento, uma vez que favorecem o desenvolvimento de várias atividades e têm potencial para garantir bons lucros aos seus proprietários.

A Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964, também conhecida como Estatuto da Terra, define "imóvel rural" como sendo “o prédio rústico, de área contínua qualquer que seja a sua localização, que se destine ou possa se destinar à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal, florestal ou agroindustrial, quer através de planos públicos de valorização, quer através de iniciativa privada.”.

Porém, nem todos as propriedades recebem a mesma denominação, haja vista que a denominação de uma construção rural varia de acordo com a destinação e a área ocupada e utilizada. Nesse sentido, apresentamos as principais denominações de imóveis rurais:

Rancho

Entende-se por rancho as propriedades rurais que possuem uma habitação e campos para a criação de gado. Pode ser de vários tamanhos, mas, geralmente, são muito grandes. Esse tipo de construção rural também pode ser voltado para o atendimento a turistas, conhecido como “rancho de hóspedes”.

Sítio

Por definição, a palavra “sítio” significa “lugar”. Entretanto, no contexto rural, refere-se a uma propriedade rural com área menor e que pode ser destinada ao lazer ou ao cultivo de lavouras. Em comparação com outras construções, costuma ser menor do que uma fazenda e maior do que uma chácara.

Chácara

Semelhante ao sítio, a chácara é uma propriedade pequena e pode englobar, além da casa de moradia, criação de animais e cultivo de alimentos com objetivo comercial. Também pode ser utilizada para recreação e lazer durante os finais de semana.

Roça

O conceito de roça está atrelado a um terreno distante, de difícil acesso e desprovido de tecnologias. Contudo, essa relação já está um pouco ultrapassada e a “roça” se tornou sinônimo de um campo ou de uma zona rural.

Estância

Tradicionalmente, aqui no Brasil, uma estância é formada por uma casa onde o proprietário vive com sua família, um galpão onde vivem peões, a casa do capataz que vive com sua família, potreiro, currais, piquetes e as invernadas. É comum no Rio Grande do Sul e está voltada para a criação de gado.

Granja

As granjas são imóveis rurais focados na criação de diversos tipos de aves, com finalidade comercial. No Brasil, a criação de galinhas é mais comum, mas não é a única utilização desse tipo de propriedade.

Fazenda

Mais comuns, as fazendas possuem, de uma forma geral, objetivo de produção e gerenciamento de alimentos e criação de gado, por exemplo. Variam em extensão, de acordo com hectares e podem ser de vários tipos: para a produção de frutas, criação de equinos, criação de organismos aquáticos, produção de árvores para madeireiras, entre outros.

Engenho

Esse imóvel rural é ainda mais específico do que as granjas, pois só podem ser chamados de “engenho” aqueles que são especializados na transformação da cana-sacarina em açúcar, melaço, aguardente de cana ou etanol.

 


Conheça nossos Livros da Área Administração Rural:

Imóveis Rurais – Como Classificar e Avaliar Propriedades Rurais
Empresa Rural – Gestão para Iniciantes
Administração de Fazendas de Bovinos – Leite e Corte

Fontes: Wikipedia – pt.wikipedia.org
Planalto – planalto.gov.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!