Como otimizar a sua propriedade rural e aumentar seu lucro

Aliar tecnologia e planejamento ajuda na otimização da produção e aumento do lucro

 
Agricultor com vaca

Todo proprietário rural deve saber lidar com todas as etapas da criação e deve, também, ter o controle sobre sua propriedade, a fim de reduzir erros e evitar prejuízos, de forma a otimizar o seu funcionamento e expandir seus lucros. Uma ferramenta crucial no auxílio da gestão é a tecnologia, que, se aliada ao planejamento em todo o processo de criação, pode render lucros maximizados.

Todo a sua produção precisa estar adequada à necessidade do mercado, haja vista que uma produção em larga escala pode ser desperdiçada se não há demanda suficiente. A economia tem impacto direto na produção, tendo em conta que ela [a economia] “[…] tem passado por rápidas transformações nos últimos anos. Nesse contexto, ganham espaço novas concepções, ações e atitudes, em que produtividade, controle dos custos de produção e eficiência se impõem como regras básicas de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.”, como afirmam Fabiano Alvim Barbosa e Rafahel Carvalho de Souza, Doutores em Produção Animal e autores do livro Administração de Fazendas de Bovinos – Leite e Corte, da Aprenda Fácil Editora.

Algumas dicas podem ajudar o produtor a otimizar a sua propriedade. Te damos essas:

- Diversifique sua produção
É interessante diversificar o que se produz. Além de gado, você pode, também, criar suínos, aves, frutas e hortaliças, por exemplo. Com isso, você aproveita mais o espaço da sua propriedade e amplifica sua produção, o que pode gerar mais lucros. Mas, essa dica é mais válida se você ainda não encontrou um ramo com alta demanda por um produto específico. Caso você desenvolva algum produto de demanda expansiva, invista nele com as nossas outras dicas.

- Use a tecnologia
Como dito anteriormente, a tecnologia pode ser uma forte aliada na otimização da propriedade e expansão dos lucros. Existem softwares que simplificam e auxiliam o trabalho do proprietário, permitindo um melhor controle, desde a criação até a venda do que se produz, garantindo a eficiência na produção. Mas, ao tratarmos de tecnologia, não estamos nos referindo apenas ao que é eletrônico. Existem, por exemplo, sistemas de irrigação e trituradores supermodernos que garantem um melhor rendimento dos produtos.

- Invista no manejo integrado
Integrar os processos executados na sua propriedade é altamente eficiente na redução do seu custo de produção. Um exemplo, já utilizado por muitos pecuaristas, é o reaproveitamento do esterco de herbívoros, como o boi e a vaca, na adubação de plantas. Você pode também reaproveitar o esterco suíno, que é rico em grãos e sobras de ração, na alimentação de aves como o frango.

- Firme parcerias
Através de associações e cooperativas que favorecem os produtores rurais, é possível criar uma rede que auxilie pequenos, médios e grandes produtores na compra e venda de matérias-primas e insumos, por exemplo, que podem ser adquiridos com um desconto maior devido ao volume de compra, gerando benefício igual a todos.

- Domine todo o processo de produção
Basicamente, essa dica diz respeito ao domínio de todos os processos de produção, como por exemplo, a reprodução, a criação, engorda, abate, secção, embalagem e venda direta ao consumidor final. Com o monopólio do produto, reduz-se a participação de terceiros no processo, sendo possível aumentar o valor da venda e destinando, assim, todo o lucro diretamente ao produtor rural.

Essas dicas foram úteis? Conheça nossos livros que te ajudarão ainda mais a obter sucesso na sua propriedade:
Administração de Fazendas de Bovinos – Leite e Corte
Pecuária de corte – Custos de Produção e Análise Econômica.


Por Renato Rodrigues.

Salvar

Receba Mais Informações

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Aprenda Fácil Editora © 2002 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 05.052.622/0001-87

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade