Centro de Produções Técnicas
Transformando Conhecimento em Negócios

Notícia

HOME / Notícias / Eucalipto: saiba escolher a espécie quanto ao uso
Eucalipto: saiba escolher a espécie quanto ao uso

Aprenda quais são as espécies de equalipto adequadas quanto ao uso

Publicada:11/07/2013

Tamanho da letra Diminuir Aumentar

Para cada planta, há um ambiente ecológico ótimo, no qual todas as funções são harmonicamente ajustadas.

O primeiro passo a ser dado, quando da decisão de um projeto de reflorestamento, é a definição da espécie florestal a ser plantada. Nesse aspecto, os pontos considerados de vital importância são o objetivo da produção, ou o uso futuro da floresta; as condições de clima e de solo  da região a ser reflorestada; e as possíveis pragas e doenças que ocorrem na região, passíveis de atacar a espécie a ser plantada.

 

 

A escolha da espécie, quanto ao uso, devem seguir tais especificidades, como:

 

- PRODUÇÃO DE LENHA E DE CARVÃO VEGETAL

 

Dentre as espécies de eucalipto introduzidas no Brazil, com potencial para a produção de carvão vegetal, cita-se: Eucalyptus camaldulensis, E. deglupta, E. globulus, E. tereticornis, E. urophylla, E. paniculata, E.pellita, E.pilularis, E.citriodora, E.maculata, E.exserta, E.brassiana, E.crebra, E. Tesselaris, E. saligna, E.cloeziana e E.grandis, além de vários híbridos naturais ou obtidos por meio da polinização controlada entre matrizes selecionadas.

 

As características desejáveis de uma espécie a ser usada para produção de lenha e carvão vegetal são a densidade, o poder calorífico e o teor de lignina, que quanto maiores melhor.

 

De forma simples, pode-se dizer que quanto mais pesada é a madeira, melhor será para lenha e carvão vegetal.

 

- PRODUÇÃO DE CELULOSE

 

Em trabalhos relacionados com a produção de celulose no Brasil vêm se destacando, principalmente, as espécies de eucalipto. Dentre estas espécies, pode-se sugerir como potenciais para esse tipo de uso: Eucalyptus alba,   E. saligna, E.urophylla, E.globulus e E. dunnii. Além das espécies, hoje tem se utilizado muito de seus híbridos, que combinam boas características de crescimento com excelentes características industriais, como por exemplo o E. grandis x E. urophylla (chamado vulgarmente de urograndis).

 

 

Testes, ainda em andamento, buscam o aproveitamento das boas características tecnológicas do E.globulus. Esta espécie é bastante exigente em termos de clima, não se adaptando à grande maioria do Brasil. Nesse sentido, tem-se buscado a produção de híbridos dessa espécie com E. urophylla e E.grandis.

 

 

No caso da produção de celulose, deve dar preferência por madeira que apresenta densidade variando de 0,40 a 0,58 g/cm3, com alto teor de lignina, além de apresentar coloração clara, o que facilita o processo de branqueamento da celulose.

 

- SERRARIA

 

Para serraria existe um grande número de espécies adequadas de eucalipto: Eucalyptus grandis, E.dunnii, E.saligna, E.resinifera, E.urophylla, E.citriodora, E.maculata, E.paniculata, E.cloeziana, E.camaldulensis, E.globulus, E.propinqua, E.puncata, E.tereticornis, E.pilularis, E.maidenii, E.microcorys e E.robusta.

 


Produtos Relacionados

Cultivo de Eucalipto Implantação e Manejo

Cultivo de Eucalipto Implantação e Manejo

Investimento: R$ 72.00

Cód. 1386







Enviando...

FALE CONOSCO

© 2014 - Aprenda Fácil Editora - Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa, MG

CNPJ: 05.052.622/0001-87

A AFE liga para você!





Exemplo: 31 38997000


LiveZilla Live Help