Centro de Produções Técnicas
Transformando Conhecimento em Negócios

Notícia

HOME / Notícias / Características principais do capim elefante
Características principais do capim elefante

Conheça as principais características do capim elefante, gramínea de alto valor nutritivo

Publicada:07/09/2010

Tamanho da letra Diminuir Aumentar

Capim elefante é utilizado na forma de pastejo direto.

O capim elefante (pennisetum purpureum) apresenta grande rendimento, fácil multiplicação, resistência relativa à seca e ao fogo. Quando novo, é de grande aceitação pelo gado. Desse modo, constitui uma cultura bastante recomendada, principalmente quando o objetivo é produção de forragem verde.

Esse tipo de gramínea exige climas quentes, com bom regime de chuvas de verão. Embora seja explorado em quase todas as regiões do país, com exceção do norte, o capim elefante se desenvolve melhor em solos argilo-silicosos com bons níveis de fertilidade.

“As espécies se multiplicam por colmos inteiros, fracionados em estacas com três a quatro gemas ou mudas enraizadas na divisão da touceira”, afirma o engenheiro agrônomo Sebastião Silva, em sua obra Plantas Forrageiras de A a Z. Entretanto, a consorciação do capim elefante com leguminosas é difícil, devido à alta produção de massa verde da gramínea. O livro é editado pela Aprenda Fácil Editora.

Com relação a pragas, o elefante é bastante vulnerável às cigarrinhas das pastagens e cochonilhas. Já o valor nutritivo é grande, pois após 50 dias de crescido, o capim já contém cerca de 1,9% de proteína bruta em matéria verde e 9% na matéria seca.

Tais características fazem com que o capim elefante seja utilizado em diferentes finalidades, tais como capineira para fornecimento de forragem verde, produção de silagem e feno, além da utilização para pastejo direto.







Enviando...

FALE CONOSCO

© 2014 - Aprenda Fácil Editora - Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa, MG

CNPJ: 05.052.622/0001-87

A AFE liga para você!





Exemplo: 31 38997000


LiveZilla Live Help