WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Você conhece as classificações dos jardins?

É interessante que, antes de iniciar a construção de um jardim, o jardineiro tenha conhecimento do tipo de jardim que está sendo requisitado

Você conhece as classificações dos jardins?

Os jardins são construídos com os mais diferentes fins e, do ponto de vista institucional, agrupam-se em duas categorias básicas: jardins públicos e jardins privados.


Os jardins públicos são aqueles cuja manutenção está a cargo dos poderes públicos e se destinam ao uso e deleite do povo, como as praças e os parques. Já os jardins privados são aqueles de propriedade privada, podendo destinar-se ao uso familiar ou de uma comunidade.


Entretanto, existe uma classificação especial de jardins construídos para atender as necessidades de um grupo social e vinculados a instituições específicas como igrejas, condomínios, associações, clubes, escolas, cemitérios, entre outros. Estes se denominam de jardins coletivos.


Quanto à finalidade, os jardins podem ser classificados em:



Recreativos – têm como função predominante à recreação do público, dispondo de “playgrounds”, núcleos esportivos, entre outras áreas que atendam aos interesses da população. Além de recreação, destinam-se também a manter o equilíbrio ecológico do patrimônio natural, bem como os valores culturais da sociedade.


- Culturais – construídos para estudo e proteção da flora e da fauna. Podem ser Botânicos, Zoológicos e da Defesa à Flora e Fauna. Jardins Botânicos são áreas livres, abertas à visitação pública, destinadas à mostrar uma variedade de espécies da flora nativa e, ou exótica, previamente estudadas e catalogadas. Jardins Zoológicos são espaços livres abertos ao público objetivando classificar animais nativos ou exóticos e estudar seus hábitos e comportamento, visando a sua preservação. Já os jardins para defesa da flora e da fauna, constituem-se em áreas de preservação cujas paisagens têm como característica dominante expressivos recursos físicos. Aplica-se para sítios históricos e naturais, apresentando valores recreativos e científicos, além do valor primordial de conservação. Localizam-se, geralmente, a uma distância considerável dos centros urbanos, sendo visitados pela população, normalmente, em feriados ou finais de semana.


- Econômicos – trata-se dos Hortos Florestais e são as áreas de preservação da flora nativa, onde se realizam estudos sobre as mesmas com os mais variados fins (produção de mudas para arborização, reflorestamentos etc.). Neles podem-se desenvolver também atividades de educação ambiental e ecoturismo.


Conheça os Livros da Área Jardinagem e Paisagismo
Por Daniela Guimarães.

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!