WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

Qual a importância da quarentena para as fêmeas suínas?

Nas granjas de suínos, as matrizes recém-chegadas são mantidas em quarentena para evitar a contaminação do restante dos animais por possíveis doenças trazidas do meio externo

 

Qual a importância da quarentena para as fêmeas suínas?

A quarentena é uma estrutura separada do galpão principal para onde devem ser encaminhadas as fêmeas recém-chegadas à granja. Lá, elas permanecerão por tempo suficiente até que se verifique a ausência de doenças e outros fatores contaminantes trazidos de fora que podem comprometer todo o plantel principal.

O tempo de quarentena depende das doenças as quais se quer evitar, do status sanitário da granja recebedora e do período de incubação dos agentes aos quais se quer combater.

Entretanto, de forma resumida e genérica, tem-se:

• Mínimo: 28 dias
• Recomendado: 42 dias

Algumas doenças têm tempo de incubação maior que o tempo de quarentena recomendado.


O ideal é que haja um funcionário exclusivo para trabalhar no setor de quarentena, mas, quando isso não for possível, a sua demanda de trabalho deve ser a última a ser cumprida, sendo necessário que o funcionário tome banho prévio e use roupas e botas diferentes dos usados na granja antes de entrar no setor. É importante lembrar, ainda, que todos os equipamentos da quarentena devem ser exclusivos e seu sistema de captação de dejetos deve ser independente do rebanho principal.

Durante o isolamento, deve-se observar os sinais clínicos de patologias e, associado aos exames sorológicos realizados nessa fase, montar o diagnóstico para determinar se o animal poderá, posteriormente, ir para a granja ou não.

Ao final do período de isolamento, inicia-se a aclimatação, que serve para expor o animal que foi classificado como isento de doenças aos agentes patológicos que existem na granja, de modo a reforçar seu sistema imune antes da transferência.

A vacinação e detecção de estro antes da transferência varia de acordo com os protocolos de cada granja.


Conheça os Livros da Área Suínos
Por Daniela Guimarães. 

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!