Centro de Produções Técnicas
Atendimento Online
Transformando Conhecimento em Negócios

Artigo

HOME / Artigos / Os 10 Mitos dos empreendedores
Os 10 Mitos dos empreendedores

Saiba quais são os principais mitos e realidades dos empreendedores atualmente

Data Publicação:10/06/2013

Tamanho da letra Diminuir Aumentar

Empreendedor é o indivíduo que toma a iniciativa de abrir o seu próprio negócio buscando criar, inovar e buscar novas oportunidades e negócios.

Mito 1: Empreendedores não são feitos, nascem.

 

Realidade: A capacidade criativa de identificar e aproveitar uma oportunidade vem depois de anos de experiência que conduz a um reconhecimento de padrões. O empreendedor é formado através da acumulação das habilidades, know-how, experiência e contatos.

 

Mito 2: Qualquer um pode começar um negócio.

 

Realidade: Os empreendedores que reconhecem a diferença entre idéia e oportunidade e pensam grande o suficiente, têm maiores chances de sucesso. A parte mais fácil é começar. Difícil é sobreviver. Uma parcela muito pequena de novas empresas sobrevive, e poucas conseguem obter ganhos substanciais de capital.

 

Mito 3: Empreendedores são jogadores.

 

Realidade: Empreendedores de sucesso somente assumem riscos calculados, procuram minimizar os riscos, tentam influenciar a sorte.

 

Mito 4: Empreendedores querem o espetáculo só para si.

 

Realidade: O empreendedor individual geralmente ganha a vida. É difícil ter um negócio de alto potencial sozinho. Os empreendedores de sucesso constroem uma equipe, fazem parcerias. Acham que 100% de nada é nada. Eles trabalham para aumentar o bolo, ao invés de tirar a maior parte dele.

 

Mito 5: Empreendedores são os seus próprios chefes e completamente independentes.

 

Realidade: O empreendedor está longe de ser independente e serve muitos senhores: sócios, investidores, clientes, fornecedores, empregados, credores, família.

 

Mito 6: Empreendedores trabalham mais tempo e mais duro do que gerentes em grandes empresas.

 

Realidade: Não há evidências nas pesquisas; os resultados mostram que alguns  as vezes sim e outras vezes não.

 

Mito 7: Empreendedores experimentam grande estresse e pagam alto preço.

 

Realidade: É verdade, mas não mais que em outras profissões. Mas eles acham o seu trabalho mais gratificante. São mais ricos e não querem aposentar-se. Os empreendedores preferem não se aposentar em uma razão de 3 por 1, em relação aos empregados.

 

Mito 8: Começar um negócio é arriscado e frequentemente acaba em falência.

 

Realidade: Os empreendedores talentosos e experientes – que sabem identificar e agarrar oportunidades e atrair os recursos financeiros e outros – frequentemente alcançam o sucesso. Além disso, antes de a empresa entrar em falência ele se associa, arruma parceiros. A falência é, muitas vezes, o fogo que tempera o aço da experiência do seu aprendizado.

 

Mito 9: O dinheiro é o mais importante ingrediente para se começar o negócio.

 

Realidade: Não quer dizer que se o empreendedor tem dinheiro vai ter sucesso. O dinheiro não é um dos ingredientes mais importantes. Se as outras partes e talentos existirem, o dinheiro virá. Mesmo depois de ter feito alguns milhões de dólares, um empreendedor irá trabalhar incessantemente em uma nova visão para construir outra empresa.

 

Mito 10: Empreendedores devem ser novos e com energia.

 

Realidade: Idade não é barreira. A idade média de empreendedores de sucesso é perto dos 35, mas há numerosos exemplos de empreendedores de 25 e de 70 anos de idade. O que é importante: é o know-how, a visão, a experiência e as relações.

Produtos Relacionados

O Líder que Existe em Você

O Líder que Existe em Você

Investimento: R$ 55.00

Cód. 1388


Coração de Líder: A Essência de Líder-coach

Coração de Líder: A Essência de Líder-coach

Investimento: R$ 60.00

Cód. 1416







Enviando...

FALE CONOSCO

© 2014 - Aprenda Fácil Editora - Rua Dr. João Alfredo, 130, Ramos - Viçosa, MG

CNPJ: 05.052.622/0001-87

A AFE liga para você!





Exemplo: 31 38997000