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Relações Humanas nas empresas

Como utilizar as Relações Humanas a favor do seu negócio

Data Publicação:12/09/2011

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As Relações Humanas trata o ser humano, funcionário de uma organização, como um ser social.

 

As organizações são feitas de pessoas para pessoas. O trabalho em equipe, atributo de um bom gestor, tem como preceito principal, não só a convivência entre pessoas, mas, sim, a boa convivência. Essas pessoas são as engrenagens que fazem a sua organização funcionar de maneira correta, visando à eficiência e a eficácia. Uma abordagem centralizada no indivíduo, em seus funcionários como pessoas, auxiliará na sua administração condominial.


Fugindo à teoria clássica, esquecendo um pouco da corrida por obtenção de lucros, têm-se novas teorias, mais voltadas para o indivíduo. A teoria das Relações humanas nasceu da Teoria Clássica da Administração, mas com algumas modificações. Essas modificações podem ser vistas na nova concepção por trás dessa Teoria, o ser humano como homem social.

 

As teorias atuais não abordam mais a corrida desenfreada por lucro.

 


Após uma reestruturação dessa teoria, surgiu a Teoria Comportamental, onde esta se baseia em conceitos comportamentais e motivacionais do homem social. A motivação é uma preposição largamente difundida por essa nova conjectura. Essa teoria, baseada no comportamento humano, mostra que as motivações, dentro de uma empresa, podem ser advindas de várias formas.

 

A busca pela recompensa financeira não é mais vista como única motivação para fazer seu trabalho bem feito, ou seja, fazer a engrenagem rodar a todo vapor. Algumas necessidades auxiliam na motivação do trabalhador, e estas são:

 

 

A motivação do funcionário é a engrenagem que faz a organização funcionar.

 

- Necessidades Fisiológicas – São necessidades vitais do indivíduo. Exigem realizações periódicas. Algumas destas necessidades são em relação à alimentação e proteção contra perigos.

 

- Necessidades Psicológicas – São exclusivas do homem. Estas são raramente satisfeitas totalmente.

 

- Necessidade de Autorrealização – O homem procura, gradativamente, maiores satisfações, estabelecendo metas a serem alcançadas, que crescem e vão se tornando mais sofisticadas. Essa necessidade é a síntese de todas as outras necessidades. Ela também pode ser denominada Autoestima. Quando se está com a autoestima saudável, a mesma influi profundamente em todos os aspectos da nossa vida: através da forma como agimos no local de trabalho, como lidamos com nossos colaboradores etc.


Se víssemos essas três necessidades como necessidades básicas e individuais do homem,

 

As necessidades dos funcionários, quando realizadas, dão motivação para que o trabalho seja cada vez mais bem feito.

 

poderíamos perceber as ramificações que saem das mesmas e, assim, perceberíamos melhor o que cada indivíduo da sua equipe necessita para desempenhar o seu trabalho com mais qualidade e vontade.

 

A partir do conhecimento dessas necessidades, a empresa, visando à realização das mesmas, consegue reunir aparato para alcançar objetivos propostos, com muito mais eficiência e eficácia, com o auxílio das engrenagens mais importantes da organização, os trabalhadores. Compreender os estilos de comportamento de cada integrante de cada equipe ajuda a entender suas atitudes no exercício de cada função.

 

 

 

Por: Raquel Torres C. Bressan

 

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