WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui e conheça nossos livros.

A Cutia

Mamífero roedor, a Cutia é fácil de ser criada e tem grande potencial econômico

Cutia

A cutia é um mamífero roedor de pequeno porte, chegando a medir de 49 a 64 cm. Tem hábitos diurnos e vive em áreas do Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. Parentes da Paca e da Capivara, esse animal silvestre tem ganhado espaço nas propriedades, sendo apreciado pelo sabor de sua carne e grande potencial econômico.

Fábio Morais Hosken e Ana Cristina da Silveira, autores do Livro Criação de Cutias, da Aprenda Fácil Editora, garantem que “Esse tipo de criação vem se destacando a cada dia no país, pois o território brasileiro apresenta condições favoráveis à implantação dos criatórios, além de abrigar grandes populações nativas em várias regiões. Os exemplos de domesticação de espécies de animais silvestres são poucos, mas demonstram claramente o potencial existente para a produção de proteína de excelente qualidade e receitas financeiras para a comunidade rural.”.

Na hora de criar cutias, você deve estar atento a vários detalhes. Fique de olho:


Criação mínima:

1 macho e 3 fêmeas


Custo:

em média, cada animal custa R$800. A instalação de baias para a criação fica em torno de R$3mil


Prazo de retorno:

28 meses


Reprodução:

2 a 4 filhotes por ano


Para começar:

Recomenda-se o acompanhamento de um profissional especializado para auxiliar na elaboração do projeto de criação. Projeto feito, procure um órgão ambiental do seu estado ou município para legalizar o seu projeto e permitir a sua criação.


Ambiente:

Por ser um animal rústico, a cutia suporta variações de temperaturas. Mas, providencie um lugar sombreado e calmo, que assegure a tranquilidade dos animais.


Instalações:

Para abrigar até cinco fêmeas e um macho, as baias, com 3x4 metros de área cada e cobertura total ou parcial, são as mais indicadas. Devem ser cercadas com tela tipo alambrado, do teto à base, feita de muretas de alvenaria de 40 cm. É importante cimentar o piso, de forma a facilitar a limpeza e evitar que as cutias cavem buracos na terra e fujam. Para a hidratação e o banho, um tanque de 1 m² e 25 cm de profundidade é suficiente.


Caixa-ninho:

Em cada baia, introduza uma toca, que pode ser confeccionada de madeira ou alvenaria, com 1,10 m de comprimento para 70 cm de largura. A fêmea costuma forrar o ninho com palha seca, o que ajudar a reter a umidade da caixa.


Cuidados:

Mais comuns entre as cutias, verminose e pneumonia podem ser evitadas se um programa de aplicação de vermífugos for regularmente seguido e a caixa for mantida sem umidade.


Alimentação:

Herbívora, a cutia costuma alimentar-se de hortaliças, como a abóbora, tubérculos, como a mandioca, grãos, como o milho e a soja, cana-de-açúcar, sementes, coquinhos de palmeiras, castanhas e frutas, como banana, maçã, laranja e outros. De forma a complementar a dieta desses mamíferos, a ração dada a coelhos também pode ser oferecida. Por ser também roedora, gosta de roer troncos de goiabeira.


Reprodução:

Esse animal atinge a maturidade sexual aos 10 meses de idade. A partir desse período, estão prontos para a reprodução. A gestação dura, em média, 104 dias e geralmente nascem dois filhotes, podendo parir duas vezes ao ano. Quando completa três meses de idade, inicia-se a recria, transferindo o filhote para outra baia. Aos 12 meses, quando atingem aproximadamente 3 a 4 kg, o animal está pronto para o abate.


 

Conheça nossos Livros na Área de Criação de Animais Silvestres e Exóticos:
Criação de Cutias
Criação de Capivaras
Criação de Emas

 

Fonte: Revista Globo Rural – revistagloborural.globo.com

 

por Renato Rodrigues

Livros Relacionados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

A Aprenda Fácil Editora garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades!